Ceará
Mudanças no Porto do Pecém ajudam empresas a exportar
Você sabe como faz para exportar um produto para fora do estado ou até de um país? A tarefa não é nada fácil.
As empresas que tem o desejo de iniciar no mercado das exportações só podem fazer isso em caso de uma grande quantidade de produtos, o suficiente para encher um contêiner. Esse fator dificulta a vida das empresas que ainda estão ganhando o mercado internacional. No entanto, um novo acordo estabelecido com o Complexo do Porto do Pécem promete facilitar este processo.
A Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE) veio para mudar um pouco da realidade. A obra da expansão do porto deve ser entregue até o segundo semestre no ano que vem. O setor II da ZPE Ceará será divida em lotes de tamanhos variados, focados também em empreendimentos de médio e pequeno porte, aumentando as possibilidades de possíveis investidores para a expansão.
A ZPE cearense, que continua sendo a única autorizada operando no país, hoje é exemplo para outros estados brasileiros que pretendem conceber uma Zona de Processamento de Exportação. A equipe gestora da empresa investe regularmente em estudos e melhorias, principalmente na área de tecnologia da informação, logística aduaneira e segurança da informação e proteção de dados.
Desde 2018, a ZPE Ceará é empresa subsidiária do Complexo do Pecém, composto também por uma Área Industrial e pelo Porto do Pecém, com a função de promover o desenvolvimento do Ceará através dos negócios gerados.
Com a chegada do Porto de Roterdã, que é acionista (30%) do complexo, junto com o Governo do Estado (70%), mudanças no modelo de gestão foram aplicadas. “Hoje somos uma única empresa, com um objetivo, e isso é muito favorável no cenário internacional. Demonstramos que estamos em sinergia e, assim, passamos mais segurança aos empresários/investidores”, diz o diretor de governança, Roberto de Castro.
Foi este ano que a ZPE cearense virou membro da World FreeZone Organization – WFZO. Segundo o presidente da empresa, Mario Lima, a filiação significa uma consolidação do reconhecimento internacional que a ZPE alcançou. “Estamos localizados em um ponto estratégico da América do Sul. Contamos no Complexo com uma forte estrutura organizacional, somados a expertise de Roterdã, e um equipamento de última geração que tem conquistado o mercado. Fazer parte da organização nos dá a oportunidade de trocar experiências e aprender novas práticas com as maiores ZPEs do mundo”, diz o presidente da empresa, Mário Lima.
Fonte: CNews
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

