Ceará
Operação Rábula: dos sete advogados presos, seis já foram soltos
Além dos advogados, a maior parte dos civis acusados de integrar um esquema criminoso que burlava a Justiça em prol de beneficiar membros de facções criminosas também já se encontra em liberdade.
O Poder Judiciário estadual determinou a soltura da maioria dos advogados presos na Operação Rábula. Após quase 10 dias desde que foram expedidos mandados de prisão de oito advogados acusados pelo Ministério Público do Estado (MPCE) de cometer diversos crimes com o intuito de burlar o Sistema de Justiça e favorecer membros de facções criminosas, seis foram soltos, apenas um permanece preso e a oitava nem sequer foi localizada e capturada pela Polícia.
Chegaram a ser presos e não mais se encontram em cárcere os advogados Erlon Sílvio Moura de Oliveira, Ilonius Máximo Ferreira Saraiva, Fabíola Joca Nolêto, Socorro Maia Landim, Hélio Bernardino e Samya Brilhante Lima. Conforme o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), foi mantida a prisão de Phablo Henrik Pinheiro do Carmo e Suellen Brilhante Lima permanece foragida, “pois não há notícias nos autos acerca do cumprimento do mandado de prisão expedido”. Dentre os advogados agora soltos, Samya Brilhante é a única a estar sob prisão domiciliar.
O grupo, alvo da ‘Operação Rábula’, é acusado de integrar um esquema criminoso, que também incluía um servidor efetivo e dois funcionários terceirizados do TJCE, além de um soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Ainda no último dia 2 deste mês de agosto e na mesma operação, outros mandados de prisão foram cumpridos contra civis.
Ao todo, a Vara de Delitos de Organizações Criminosas expediu 15 mandados de prisão (sendo oito preventivas e sete temporárias) e 25 mandados de busca e apreensão, cumpridos em residências e escritórios de advocacia, em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. Os civis alvos da operação foram Cil Farney Soares dos Santos, Juliane da Costa Negreiros da Silva, Rafael Luiz Cruz da Silva, Rogério Said, Antônio Elton de Oliveira Lima, Francisco Santorélio da Costa Pontes e Luciano Firmino Bernardo Júnior.
Farney permanece preso, Rafael e Rogério já estavam presos por outros crimes quando expedidos os mandados e os demais foram beneficiados com a soltura. De acordo com o TJCE, Juliane da Costa está em prisão domiciliar, já Antônio Elton, Francisco Santorélio e Luciano Firmino tiveram habeas corpus concedidos em 2ª Instância. Por conta do processo tramitar em segredo de Justiça, o Tribunal informou que não poderia repassar mais informações sobre o andamento do processo.
Esquema
Conforme o Ministério Público, a quadrilha viabilizava a distribuição de processos para juízes, garantia transferências de presos entre unidades prisionais, antecipava audiências de custódia e ainda elaborava cartas de oferta de emprego e certidões negativas falsas. Os investigados são acusados de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, concussão, tráfico de influência, exploração de prestígio e estelionato, conforme a participação individual.
A investigação apontou que Cil Farney Soares, único civil a ter prisão mantida, era o mentor do esquema criminoso. Na posição de auxiliar de advogado, Farney assumiu um papel de liderança na organização criminosa com a responsabilidade de cooptar novos clientes, repassar para os advogados e negociar o pagamento. Os autos mostram que o auxiliar se autoproclamava como “Doutor Resolve”.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

