Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Saúde

Sexta Saúde: Prática de exercícios na gravidez

A gravidez é um momento muito especial da mulher e por si só pode trazer diversas modificações no corpo da mulher. O exercício físico nesta fase é imprescindível para garantir seu bem estar físico e mental, desenvolvendo saúde para ela e o bebê.

Publicado

on

A gravidez é um momento muito especial da mulher e por si só pode trazer diversas modificações no corpo da mulher. O exercício físico nesta fase é imprescindível para garantir seu bem estar físico e mental, desenvolvendo saúde para ela e o bebê.

 

— Melhora a redistribuição da circulação de sangue favorecendo a irrigação do útero;

Com o crescimento do feto, há aumento do metabolismo basal da mãe, e melhor utilização do consumo de carboidratos, aumentando o consumo de energia;

— Com o crescimento do feto e seios, a mulher experimenta desvios posturais e desbalanceamento corporal podendo gerar problemas como lordose e cifose, assim, exercícios de fortalecimento e alongamentos vão preparar os músculos principalmente das costas, abdômem, parte interna da coxa, pélvis e pernas, para esta mudança do centro de gravidade. 

— Exercícios leves a moderados podem melhorar o condicionamento cardiorrespiratório da mãe, visto que nesta fase há uma maior pressão do diafragma pelo útero, não sendo indicados exercícios intensos.

– A mulher grávida exercitar-se a 60-70% de sua frequência cardíaca máxima e não excederem 144 batimentos cardíacos por minuto.

Algumas observações:

— evitar exercícios vigorosos, dando prioridade a exercícios leves a moderados pelo menos 3 vezes por semana , sendo que para mulheres sedentárias deve ser recomendado apenas de 15-20 min de exercícios aeróbicos em uma sessão;

— Após o terceiro mês, evitar exercícios em posição em decúbito dorsal (de costas no chão), pois pode correr o risco de diminuição da irrigação uterina, assim como exercícios de força por muito tempo de pé;

— Obedecer a capacidade aeróbica da praticante, modificando a intensidade do exercício de acordo; 

— Dar preferência para exercícios em situações mais cômodas como Hidroginástica, Natação e Ciclismo (ergométrica); 

— Geralmente, a mulher precisa de um gasto adicional de 300 calorias por dia, sendo necessário manter uma dieta adequada para os exercícios;

— Manter uma hidratação adequada antes, durante e após os exercícios evitando ambientes muito quentes. 

— Evitar exercícios que vão trazer demasiado estresse ao abdômen, mas continuar com os abdominais. 

 

Devem evitar exercícios durante a gravidez, mulheres que apresentarem:

 

— Hipertensão arterial, problemas importantes de tireóide, anemia ou obesidade excessiva.

— Se durante o exercício sentir dor no baixo-ventre, contrações uterinas e/ou sangramento vaginal, náuseas,vômitos e edemas (até que seja detectado o problema pelo obstetra).

Lembre-se que a prática de atividades físicas durante a gravidez deve ser para promover a saúde para a mãe e para o bebê, não para fins competitivos.

Saúde é vida!

Rhaullyan Guedes de Oliveira – Acadêmico de Educação Física da Universidade Regional do Cariri – Campus Iguatu

 

Continue lendo
anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA