Regional
Feira da Agricultura Familiar movimenta comércio em Cedro
A população de Cedro tem um compromisso matinal de toda sexta-feira: participar da Feira da Agricultura Familiar. A procura por frutas, hortaliças, bolos, doces, queijo e outros itens levados pelos próprios produtores rurais tem aumentado nas últimas semanas, principalmente depois das chuvas que banham a região.
A feira, organizada pela Secretaria de Agricultura do município funciona ao lado da antiga estação de trem, a partir das 5 horas da manhã, somente às sextas-feiras, e disponibiliza alimentos saudáveis, sem uso de agrotóxicos, cultivados por diversos produtores do município.
Macaxeira, batata, melancia, mamão, banana, limão, feijão verde, pinha, verduras e jerimum, além de outros itens são comercializados pelos agricultores. Os consumidores podem se deliciar com aquele café da manhã reforçado com uma boa variedade de bolos e das tradicionais bruacas e tapiocas. Os produtores também disponibilizam leite e doces variados.
Ao todo, cerca de 20 agricultores participam da feira, ampliando a renda familiar e movimentando a economia local. “Nós acreditamos na agricultura familiar, realizamos convênios e parcerias. Agora, começamos a colher os frutos destas ações, sempre buscando levar qualidade de vida para os moradores”, destacou o prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz.
Do campo para o campo
Os distritos de Vale do Machado, Santo Antônio, Assunção e Lagêdo também já realizaram feiras, ampliando as potencialidades de cada localidade.
Luíza Teixeira, que reside no distrito de Santo Antônio, lembra que além de oferecer doces artesanais, tem produzido bolos e outros itens para o café da manhã dos clientes. “A gente vende os doces, porém, também oferecemos um café da manhã diferenciado com bruacas, tapiocas e pães”.
Já no distrito de Assunção, um viveiro de plantas é o destaque na feira. “Sempre chegamos com várias mudas e após a participação na feira as vendas aumentaram, isso é fruto de uma gestão que pensa nas comunidades rurais”, afirma Gledson Oliveira.
O secretário de Agricultura, Manoel Bezerra, disse que os produtores rurais estão otimistas com as oportunidades que se abrem. “A gestão tem trabalhado para incentivar as associações comunitárias e os produtores”.
Outros parceiros
A Prefeitura tem viabilizado outras parcerias com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Célula de Empreendedorismo da Secretaria do Trabalho e Assistência Social.
Fonte: Diário Centro Sul
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásJovem é preso por engano no Ceará após ser confundido com foragido e passa Natal e Réveillon na cadeia
-
Economia2 semanas atrásApesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense

