Política
Oposição soma 133 votos contra PEC da Previdência; líderes da maioria prometem vetos
A oposição ao governo Jair Bolsonaro (PSL) na Câmara dos Deputados anunciou nesta terça-feira (26) que vai votar contra a PEC da Previdência. Os votos contrários, do PDT, PT, PCdoB, PSB, PSOL e Rede, somam 133 no total. Para barrar a proposta, é preciso que pelo menos 205 parlamentares não votem a favor.
No entanto, o objetivo dos oposicionistas é vetar a PEC ainda na primeira etapa, na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, onde começou a ser analisada nesta terça. O ministro da economia Paulo Guedes iria na participar da sessão, mas, durante a manhã, anunciou desistência.
Se passar pela CCJC, a proposta ainda precisa ser aprovada por uma comissão especial que será criada para discutir o conteúdo do projeto. Em seguida, ela será avaliada no plenário da Câmara, onde precisa ter no mínimo 308 votos favoráveis para ser aprovada. O número corresponde a 60% dos 513 deputados. Se aprovada pela Câmara, a PEC será enviada ao Senado Federal e, caso aprovada também lá, retorna à Câmara de deputados para nova votação.
Líderes da maioria prometem vetos
Partidos que somam 278 parlamentares na Câmara dos Deputados também anunciaram nesta terça, em nota oficial, que vão alterar a proposta inicial do governo. São eles: MDB, SD, PTB, PRB, PR e também o DEM, partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Segundo o anúncio, assinado pelos líderes dos partidos, a decisão foi tomada depois de consulta às bancadas.
Na nota, eles afirmam que vão retirar da proposta as regras que atingem os “trabalhadores rurais e os beneficiários do programa de prestação continuada [BPC], que são pessoas com deficiência, e também aqueles com idade superior a 65 anos, que vivem em estado de reconhecida miserabilidade”.
Outro ponto que será alterado, segundo o anúncio, é a desconstitucionalização do sistema previdenciário. De acordo com a proposta originária do governo, a Previdência poderia ser alterada por rito mais simples, pois retira da Constituição as regras para aposentadorias.
Fonte: Brasil de Fato
-
Brasil2 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Curiosidades2 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Ceará2 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil2 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Mundo2 dias atrásONU aprova novo mapa-múndi para mostrar tamanho real dos continentes
-
Entretenimento2 dias atrásRock in Rio 2026: veja as principais mudanças e novidades na Cidade do Rock
-
Brasil2 dias atrásQuase 2 milhões de brasileiros trabalham por meio de aplicativos, aponta IBGE
-
Economia2 dias atrásBancos fecham as portas na segunda-feira (7) durante feriado da Independência
