Ceará
Candidatos do Enem 2017 tentam curso superior e emprego qualificado após os 50 anos
A segunda etapa do Enem 2017 aconteceu neste domingo (12) com cerca de 260 mil candidatos no Ceará. Na Uece, maior concentração de candidatos do Enem no Ceará, a reportagem conversou com candidatos com 50 anos ou mais que tentam trabalho qualificado e melhora no padrão de vida.
Eles têm dois empregos, cuidam de filhos e sobrinho, de quem recebem ajuda na hora dos estudos, e sonham com um curso superior e um salário melhor para garantir uma velhice mais confortável. Confira o relato dos candidatos.
O Enem é a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior, passando até mesmo a ser aceito pela Universidade de São Paulo (USP) e em 27 instituições de Portugal. Para o Ministério da Educação (MEC), é a segunda maior prova do tipo no mundo, só perdendo para o gao kao, prova de admissão ao ensino superior da China, com 9 milhões de candidatos.
Trabalho na madrugada antes da prova
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/H/w/IHqHAwSUWEbAVsK54nQA/e3.jpg)
Cláudia Nunes dos Santos, 50 anos, trabalha vendendo bombons e tenta Enem pela segunda vez (Foto: Gioras Xerez/G1)
A moradora do Parque São José Cláudia Nunes dos Santos, de 50 anos, é um exemplo de batalhadora que tenta um emprego melhor por meio de um curso superior. Atualmente ela tem dois emprego e trabalhou até 3h da madrugada na noite antes do Enem, mesmo assim, chegou cedo ao local de prova.
“Depois do trabalho só passei em casa e vim para a Uece, mas estudei bastante com ajuda da filha e estou confiante de que vou passar”, diz.
Alfabetizado para o Enem
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/C/m/wxQQGlRRWhgNhfi7zgnQ/e4.jpg)
Joaquim Lopes Araújo, candidato do Enem (Foto: Gioras Xerez/G1)
O cearense Joaquim Lopes Araújo quer tentar uma vida melhor se qualificando e tentando uma vaga no curso de administração. Ele conta que teve que começar do zero e aprendeu a ler e a escrever há seis anos. Neste ano, ele tenta o Enem pela terceira vez para tentar ingressar em um curso de administração.
“Estou nessa luta faz seis, sete anos. Nesse tempo terminei o fundamental e o ensino médio e agora tento o Enem. No ano passado eu quase passava, fiquei até surpreso, mas nesse ano vai dar certo, gostei muito da redação”, diz, confiante.
Incentivo dos filhos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/6/a/M5cUASTTuftaBoJ4d3OA/e2.jpg)
Maria Lúcia Vasconcelos, 50 anos, recebeu apoio do filho e sobrinhos para estudar para o Enem (Foto: Gioras Xerez/G1)
Maria Lúcia Vasconcelos, 50 anos, contou com a apoio dos filhos e sobrinhos para voltar a estudar e tentar uma vaga em pedagogia. “Gostei do primeiro de provas, apesar dos textos longos”. Nesse domingo, o desafio é matemática, física, química e biologia.
“É a primeira vez que eu tento Enem. Sempre quis fazer a prova é não tinha coragem. Família foi quem deu força e estudei com sobrinhos e filhos. Muito bom e foi experiência boa.”
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

