Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Política

Câmara de Iguatu realiza audiência sobre LDO

Publicado

on

A Câmara Municipal de Iguatu (CMI) na última segunda-feira, 10, realizou Audiência Pública sobre o Projeto de Lei Complementar que estabelece as Diretrizes a serem observadas na Elaboração da Lei Orçamentária do Município para o exercício de 2018, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Na plenária, aberta à população, vereadores e o público presente poderão fazer questionamentos e tirar dúvidas sobre a proposta, que ainda tramitará na casa.

A matéria deve ser pautada para votação e devolvida para sanção ao executivo dentro do prazo estabelecido pela Lei Orgânica Municipal.  Mário Rodrigues (PDT), presidente da CMI, falou sobre o papel da Câmara na melhor condução dos debates quando o projeto chegar a casa. “Momento importante onde teremos todas as bases e direcionamos. E a participação popular e envolvimento dos parlamentares são fundamentais”, afirmou.

A Câmara tem até o dia 15 deste mês para receber o a LDO do município para dá início a tramitação. Os parlamentares terão até o dia 30 de julho para votação. O presidente acredita que o prefeito de Iguatu olhará com bons olhos as ementas anexadas até o meio do ano. “Independente de bancada creio que o prefeito não fará juízo político as sugestões dos parlamentares, seja ele oposicionista ou situacionista. Se for a benefício da sociedade as ementas não terão objeção alguma”, pontuou.

A LDO estabelece metas e prioridades e contribui para elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual (LOA), que regula receitas e despesas da Administração Municipal para o próximo ano. O professor da URCA, Marcos Eliano Tavares, apresentou assuntos como metas, base legal e diferenças entre LDO, LOA (Lei Orçamentária Anual) e PPA (Plano Plurianual) – as três siglas que definem o orçamento do governo. “Os vereadores são extremamente conhecedores da lei que envolve a LDO. Deixei como sugestão a criação dos espaços de construção cidadã e aproveitamento de espaços ociosos e criação de ATGM, Assessoria Técnica de Gestão Municipal”, disse o professor que explanou sobre os princípios orçamentários, como legalidade, exclusividade, unidade, anualidade, universalidade, publicidade, equilíbrio fiscal e não vinculação.

Prefeito

Ednaldo Lavor (PDT) prefeito de Iguatu acompanhado de seu vice, compareceram a audiência. O gestor afirmou que as sugestões do professor universitário já vêm sendo estudada pelas secretarias. “Boa parte das sugestões estamos implantando dentro das secretárias. A LDO é uma das leis mais importantes que nos exige planejamento. O que tinha planejado na campanha, até o momento não pude colocar em prática por meio de projetos, porque ainda estou trabalhando com recursos votados no ano passado”, ressaltou.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.