Cidadania
Entenda a importância do flúor para a saúde bucal

Os dentes são a estrutura mais resistente do corpo humano. À base de cálcio e fosfato, são mais rígidos que os ossos que sustentam todo nosso organismo. Porém, cada vez que comemos açúcar, as bactérias que vivem naturalmente na boca e aderem aos dentes transformam esse ingrediente em um poderoso ácido que gera as lesões de cárie.
O açúcar também reduz o pH da boca, de forma que a saliva perde seu poder de repor os minerais dos dentes. Dentro dessa sequência de ações e reações biológicas, o flúor tem papel de destaque, pois reduz a quantidade de minerais que o dente perderia. No momento em que a ingestão de açúcar para e o pH volta ao normal, o flúor também acelera de duas a quatro vezes o processo de remineralização desempenhado pela saliva. Todo esse sistema de perdas e reposição acontece cerca 20 minutos depois de cada ingestão de açúcar, ou seja, se repete diversas vezes durante o dia.
“Cada vez que o dente é atacado por ácidos, ele perde cálcio e fosfato, em um processo chamado de desmineralização. Quando isso acontece, os minerais são diluídos na saliva e acabam sendo perdidos”.
O flúor é um elemento amplamente espalhado na natureza, presente de forma natural na água. Porém, como geralmente é encontradoem quantidade insignificante, sua concentração é ajustada durante o tratamento a fim de obter a dose necessária para gerar um efeito anticárie, sem nenhuma consequência negativa para a saúde das populações. Campanhas contra a adição de flúor na água tem se repetido desde a década de 50 e a substância tem sido responsabilizada por doenças de causas desconhecidas, porém, de acordo com Cury, até momento nada foi comprovado cientificamente.
“O flúor não impede que as bactérias da saliva se aglomerem nos dentes formando biofilme dental e também não tem a propriedade de impedir que os microrganismos que vivem nesses biofilmes transformem o açúcar em ácido. A principal ação do flúor é reduzir a quantidade de mineral que o dente perde diariamente, contrabalanceando o efeito do açúcar”, afirma o especialista. Segundo o professor, a cárie poderia ser totalmente controlável se fosse feita higiene bucal com pasta fluoretada pelo menos duas vezes por dia e se o açúcar fosse ingerido de forma moderada, em horários específicos e não diversas vezes. Cury ressalta que a cárie não é provocada por falta de uso de flúor, mas sim, pelo consumo frequente de produtos açucarados.
Fonte: MSN
-
Noticias5 dias atrás
MEC atualizou as regras para a oferta de cursos de educação a distância (EaD) de ensino superior
-
Americando6 dias atrás
AMERICANDO: O cheiro do meu avô
-
Iguatu6 dias atrás
Iguatu tem novo momento de vacinação contra a gripe e alerta para casos de dengue
-
Noticias6 dias atrás
Novo Código Civil propõe patrimônio digital como herança, incluindo redes sociais e milhas aéreas
-
Noticias5 dias atrás
Desmatamento no Ceará cresce 23,5% em 2024 e estado entra no top 10 dos que mais desmatam no Brasil
-
CeLelebridades6 dias atrás
COLUNA: CeLELEbridades
-
Noticias5 dias atrás
Elmano anunciou a autorização para a realização de aproximadamente 13,5 mil novas cirurgias eletivas
-
Noticias1 dia atrás
Banco Central libera resgate automático de R$ 9 bilhões em valores esquecidos a partir desta terça (27)