Iguatu
Estudantes da Escola Modelo têm aula de campo no Cariri
[caption id="attachment_3270" align="alignleft" width="500"]
Estudantes do Ensino Fundamental II em visita ao museu da Imagem e do Som em Iguatu[/caption][caption id="attachment_3271" align="alignleft" width="500"]
(Foto: J. Guedes)[/caption]Os estudantes do Ensino Médio da Escola Modelo de Iguatu viveram mais uma experiência fora da sala de aula, com a aula de campo realizada pela escola na região do Cariri. Os estudantes viajaram no sábado, 18 em dois ônibus, acompanhados de professores e coordenação pedagógica. A aula, segundo explicou Lilia Pontes, coordenadora do Ensino Médio.

Estudantes do Ensino Fundamental II em visita ao museu da Imagem e do Som em Iguatu

(Foto: J. Guedes)
Ela disse que as aulas de campo fazem parte de um cronograma elaborado para cada semestre, quando os alunos têm a oportunidade de conhecer lugares e estudar sobre geografia, meio ambiente, história, política, ciências, matemática, física, química e outras disciplinas.
Os estudantes, cerca de 100 no total viajaram em dois ônibus. Eles foram acompanhados de Iguatu, com os professores, Elder Costa, Cícero Barata, Josiane, Lilia Pontes e Célio Vicente. Já no Cariri o grupo ganhou o reforço dos mestres, Jocineyson (Geografia) e Emanuel Cardoso (História). Eles visitaram o Horto, o museu do Padre Cícero, balneário de Caldas, em Barbalha, retornando pelo shopping Cariri.
Lilia Pontes explicou que a viagem superou todas as expectativas. Ele disse que a idéia da Escola é manter o calendário, para que outros estudantes também tenham a mesma oportunidade. A coordenadora informou que o que torna as aulas de campo ainda mais interessante é o trabalho dos professores, dentro do ônibus aplicando aula sobre aquela região.
Durante o trajeto até Juazeiro do Norte, primeiro destino do grupo os professores de Geografia e História ministraram aulas dentro dos ônibus abordando temas como relevo da região, tipo de vegetação, clima, solo, temperatura e questões relacionadas com os fatores geopolíticos. No museu do Padre Cícero, os estudantes ficaram surpresos ao conhecerem a vida e a trajetória de um dos religiosos mais influentes do século XX, Padre Cícero. Sua vida dedicada ao sacerdócio, sua atuação pública como gestor e seu perfil de político tradicional, cuja herança é lembrada até hoje pelos historiadores e pesquisadores. Outro fator que também chamou a atenção dos estudantes foi no balneário Caldas, em Barbalha, ao conhecerem as fontes hidrotérmicas das piscinas naturais do referido balneário, que fica ao lado do Hotel das Fontes, um dos principais destinos turísticos da região.
Lilia Pontes explicou que as aulas de campo também acontecem em nível local, para que os alunos conheçam as características socioeconômicas, culturais, geográficas e históricas. Recentemente os alunos do Ensino Fundamental IIrealizaram visita de aula de campo ao museu da Imagem e do Som de Iguatu.
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias1 semana atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

