Connect with us
DINHEIRO
NA MÃO

Ceará

União aguarda estudo para implantar trens de passageiros em ferrovias desativadas no Nordeste

Publicado

on

O Ministério dos Transportes confirmou a devolução à União de 3.001 quilômetros de ferrovias que estão sem operação sob responsabilidade da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL). Os trechos estão localizados nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, sendo que somente no Ceará são cerca de 600 km, incluindo a ligação ferroviária entre Fortaleza e o Crato.

Para definir o futuro dessas áreas, o Governo Federal aguarda para este mês de fevereiro a conclusão de um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O levantamento analisa a viabilidade de transformar os trechos atualmente ociosos em sistemas de transporte de passageiros, ampliando as opções de mobilidade.

As informações foram repassadas pelo secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro, que esteve no Ceará na sexta-feira (30) acompanhando as obras da Ferrovia Transnordestina. Segundo ele, após a devolução da malha não operacional, o objetivo será direcionar esses ativos para gerar benefícios diretos à população, como projetos de mobilidade urbana.

Já a Ferrovia Transnordestina Logística avalia a devolução como uma estratégia para concentrar esforços na operação e modernização do trecho ativo de 1.237 km entre Fortaleza e São Luís (MA). O diretor-presidente da FTL, Ismael Trinks, informou que o processo está avançado, com acordo firmado junto ao TCU e tramitação em andamento na ANTT, visando a conclusão definitiva da devolução da malha ociosa.

EM ALTA

Rádio Ao Vivo – Mais FM Iguatu
Pronto para tocar
Baixar App