Connect with us
DINHEIRO
NA MÃO

Política

Grupo de Ciro busca diálogo com Girão para unificar oposição no Ceará

Publicado

on

O grupo político liderado pelo ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), que reúne ainda uma ala do União Brasil e deputados estaduais ligados ao PDT, tenta abrir diálogo com o senador Eduardo Girão (Novo) para construir uma candidatura única da oposição ao governo do Ceará em 2026. A estratégia é evitar a fragmentação do campo oposicionista e concentrar forças contra o PT.

Apontado como o nome mais competitivo para liderar a chapa, Ciro afirmou respeitar Girão e reconhecer a legitimidade de sua pré-candidatura, mas defendeu a necessidade de diálogo para unificação. Durante encontro na Assembleia Legislativa, na sexta-feira (16), ele declarou:

— “Acho que ele precisa ponderar se não é oportuno que nós nos unifiquemos todos para combater essa prepotência, essa ditadura corrupta que está dominando o Ceará.”

Presidente estadual do União Brasil, o ex-deputado federal Capitão Wagner confirmou que mantém relação próxima com Girão e que vem tentando convencê-lo a desistir da disputa pelo governo.

— “Não considero o Girão um adversário. É um amigo que está com essa posição, mas até o período das convenções muita água vai passar debaixo da ponte”, afirmou.

Wagner disse que a oposição cometeu um erro em 2024 ao lançar três candidaturas — a dele, a de André Fernandes e a de Girão — na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, o que acabou favorecendo a vitória de Evandro Leitão (PT).

— “Cometemos um erro e é público. Lançamos três candidaturas e a gente viu o que aconteceu”, admitiu.

Para ele, se houver mais de um nome oposicionista em 2026, o “voto útil” deve acabar se concentrando em apenas uma candidatura. O objetivo, segundo Wagner, é que essa candidatura seja a defendida por seu grupo.

Sem descartar projetos pessoais no futuro, Wagner avaliou que, hoje, Ciro Gomes é quem melhor reúne condições para liderar a oposição.

— “O Ciro é o nome que aparece melhor nas pesquisas, é o que gera movimento em rede social e militância. Provavelmente a gente vai ter o Ciro como nosso candidato a governador, lógico que depende da decisão dele, mas ele está muito aberto para que isso aconteça.”

EM ALTA

Rádio Ao Vivo – Mais FM Iguatu
Pronto para tocar
Baixar App