Connect with us
DINHEIRO
NA MÃO

Ceará

Entenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

Publicado

on

Diferente da imagem tradicional de rios com fluxo contínuo, no Ceará a maioria dos cursos d’água seca durante o período mais quente do ano e só continua correndo graças à intervenção humana. Esses são os chamados rios perenizados, que dependem de uma operação anual coordenada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) para manter o leito com água ao longo do ano.

A perenização é fundamental para a convivência com a seca no estado. Em vez de desaparecerem durante a estiagem, os rios recebem água de forma contínua por meio da liberação controlada dos açudes, garantindo o fluxo mesmo após meses sem chuvas e assegurando o abastecimento e outras atividades essenciais.

De acordo com o Relatório de Perenização dos Rios 2025, divulgado pela Cogerh, o Ceará alcançou 1.818 quilômetros de trechos de rios perenizados ao longo do ano. O número representa um dos maiores da última década e o segundo melhor resultado dos últimos dez anos, ficando atrás apenas de 2024, quando a extensão superou 1.900 quilômetros.

Esse avanço é ainda mais significativo quando comparado ao período entre 2015 e 2018, marcado por uma seca prolongada que reduziu drasticamente esses índices. O crescimento reflete o fortalecimento do sistema de açudagem desenvolvido ao longo do século XX e o monitoramento de 143 reservatórios estratégicos pela Cogerh, que funcionam como um controle artificial das águas e evitam que os rios sequem logo após o fim das chuvas, garantindo a atividade econômica no interior do estado.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA

Rádio Ao Vivo – Mais FM Iguatu
Pronto para tocar
Baixar App