Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

O país que está afundando em ritmo acelerado e preocupante

Publicado

on

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Leeds identificou que extensas áreas do Irã estão sofrendo um processo acelerado de afundamento do solo, causado pelo esgotamento dos aquíferos subterrâneos. O estudo revelou que, em algumas regiões, o solo está cedendo mais de 10 milímetros por ano. A área afetada já ultrapassa 31,4 mil km² — aproximadamente o tamanho da Bélgica — e representa uma ameaça direta a cerca de 650 mil pessoas.

Utilizando dados de satélites da Agência Espacial Europeia (ESA), os pesquisadores mapearam 106 zonas de subsidência entre os anos de 2014 e 2022. Esses afundamentos ocorrem principalmente em regiões onde a extração excessiva de água subterrânea tem sido constante, seja para abastecimento urbano ou uso na agricultura. O fenômeno compromete a infraestrutura local e agrava a escassez de água e a insegurança alimentar no país.

Em alguns desses locais, os cientistas alertam que o solo pode afundar até quatro metros na próxima década, tornando esse um dos processos de subsidência mais rápidos já registrados no mundo.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA