Noticias
O país que está afundando em ritmo acelerado e preocupante
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Leeds identificou que extensas áreas do Irã estão sofrendo um processo acelerado de afundamento do solo, causado pelo esgotamento dos aquíferos subterrâneos. O estudo revelou que, em algumas regiões, o solo está cedendo mais de 10 milímetros por ano. A área afetada já ultrapassa 31,4 mil km² — aproximadamente o tamanho da Bélgica — e representa uma ameaça direta a cerca de 650 mil pessoas.
Utilizando dados de satélites da Agência Espacial Europeia (ESA), os pesquisadores mapearam 106 zonas de subsidência entre os anos de 2014 e 2022. Esses afundamentos ocorrem principalmente em regiões onde a extração excessiva de água subterrânea tem sido constante, seja para abastecimento urbano ou uso na agricultura. O fenômeno compromete a infraestrutura local e agrava a escassez de água e a insegurança alimentar no país.
Em alguns desses locais, os cientistas alertam que o solo pode afundar até quatro metros na próxima década, tornando esse um dos processos de subsidência mais rápidos já registrados no mundo.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

