Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Receita Federal desenvolve plataforma 150 vezes maior que o Pix para arrecadar novos impostos

Publicado

on

A Receita Federal está desenvolvendo uma plataforma tecnológica inédita para viabilizar a cobrança dos novos impostos sobre o consumo no Brasil. Segundo o Fisco, o sistema será o pilar da reforma tributária e terá porte gigantesco: deverá processar cerca de 70 bilhões de notas fiscais por ano, um volume 150 vezes maior que o do Pix. A ferramenta será essencial para garantir a eficiência e a automação na arrecadação dos tributos que substituirão o modelo atual.

A proposta da nova plataforma é centralizar, em tempo real, os pagamentos de tributos sobre produtos e serviços, com cálculos automáticos, maior precisão e menor risco de erros ou fraudes. Na prática, o sistema funcionará como o “motor” operacional dos novos tributos previstos pela reforma, garantindo maior eficiência e controle na arrecadação.

Entre os principais objetivos estão a simplificação das obrigações fiscais para as empresas, o combate à sonegação e a possibilidade de devolver parte dos tributos para a população de baixa renda. A ferramenta será essencial para operacionalizar os impostos sobre valor agregado — a CBS e o IBS — que substituirão PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS. Ela também dará suporte ao imposto seletivo, conhecido como “imposto do pecado”, que incidirá sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como cigarro e álcool. O desenvolvimento da plataforma está diretamente ligado à reforma tributária do consumo, aprovada em 2024 e sancionada no início de 2025.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA