Connect with us

Brasil

Receita Federal começa a enviar cartas para contribuintes na malha fina

Publicado

on

A Receita Federal começou a enviar cartas para 498.487 contribuintes que tiveram a declaração do Imposto de Renda de 2026 retida na malha fina. Os avisos serão encaminhados em lotes semanais até 20 de outubro e têm como objetivo incentivar a regularização das pendências antes de uma eventual intimação ou notificação do Fisco.

A consulta pode ser feita pelo serviço Meu Imposto de Renda, disponível no site e no aplicativo da Receita Federal. O acesso exige uma conta Gov.br com nível prata ou ouro. Quando há alguma inconsistência, a declaração aparece com o status “Com Pendência”, permitindo consultar o motivo da retenção e as orientações para correção.

Caso o contribuinte identifique algum erro ou omissão, é possível apresentar uma declaração retificadora pela internet, sem necessidade de comparecer a uma unidade da Receita. A regularização antes de uma eventual notificação pode reduzir o risco de multas e de atraso no pagamento da restituição.

Entre os problemas que podem levar a declaração para a malha fina estão a omissão de rendimentos, inclusive de dependentes, informações incorretas sobre despesas médicas e divergências nos valores declarados. A Receita também alerta que o VGBL não pode ser informado como despesa dedutível no Imposto de Renda.

A Receita orienta que, mesmo sem receber a carta, o contribuinte consulte a situação da declaração diretamente pelos canais oficiais. Se os dados estiverem corretos e houver documentos que comprovem as informações prestadas, não é necessário fazer alterações. Nesse caso, a recomendação é guardar a documentação e aguardar eventual solicitação do Fisco.(Foto: Reprodução/Agência Brasil )

🔥 Top Mais Visitadas da Semana

Rádio Ao Vivo – Mais FM Iguatu
Pronto para tocar
Baixar App