Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Pesquisadores desenvolvem primeira caneta de adrenalina brasileira para alergia grave

Um grupo de pesquisadores brasileiros desenvolveu a primeira caneta de adrenalina autoinjetável do país.

Publicado

on

Um grupo de pesquisadores brasileiros desenvolveu a primeira caneta de adrenalina autoinjetável do país. Este dispositivo permite que pacientes administrem a medicação por conta própria em casos de reações alérgicas graves e potencialmente fatais, conhecidas como anafilaxia.

Conforme informações da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), a adrenalina é atualmente o único medicamento disponível para tratar anafilaxia. No entanto, o modelo autoinjetável só pode ser adquirido no Brasil por importação, o que torna seu custo extremamente elevado.

Rozental destacou que, desde 2018, com a quebra do monopólio, as opções genéricas de canetas no mercado externo reduziram significativamente o preço do dispositivo. “Mas ainda assim continuava exorbitante”, afirmou.

“A maior parte da população brasileira, tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na rede privada, não tem acesso ao dispositivo. O que fizemos foi estruturar, observando canetas já existentes no mercado. O processo foi muito rápido. Começamos a conversar no ano passado e agora já temos um protótipo funcional”, explicou.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA