Noticias
ONU revela que quase 70% das vítimas fatais na guerra de Gaza são mulheres e crianças
O Escritório de Direitos Humanos da ONU informou nesta sexta-feira (8) que quase 70% das vítimas da guerra em Gaza são mulheres e crianças, condenando a violação dos princípios fundamentais do direito humanitário internacional.
A contagem da ONU, que considera apenas mortes verificadas com três fontes distintas, inclui 8.119 vítimas. Esse número é bem menor do que as mais de 43 mil mortes relatadas pelas autoridades de saúde palestinas durante os 13 meses de conflito.
Os dados da ONU confirmam que mulheres e crianças constituem uma grande parte dos mortos, indicando uma violação dos princípios de distinção e proporcionalidade do direito humanitário internacional. Volker Turk, alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, destacou a necessidade de responsabilização pelas graves violações do direito internacional e a preservação de todas as provas relevantes.
O gabinete do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu não comentou as conclusões do relatório. As Forças Armadas israelenses, que iniciaram a ofensiva em resposta ao ataque de 7 de outubro de 2023, afirmam tomar cuidado para evitar ferir civis em Gaza e que aproximadamente um civil é morto para cada combatente. O Hamas nega usar civis e infraestruturas civis como escudos humanos.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Iguatu2 semanas atrásARTIGO – Enéas, Trump e o fim da paz armada

