Ceará
Quinze pesquisadores da UFC foram incluídos na lista de cientistas mais influentes da Universidade de Stanford
Quinze pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram incluídos na lista dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo, elaborada anualmente pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O ranking foi divulgado em 16 de setembro no repositório de dados da Elsevier, uma empresa global de análise de informações. São feitas duas listas: uma que abrange toda a carreira dos cientistas e outra com dados apenas de 2023. Na primeira, 15 pessoas da UFC foram mencionadas; na segunda, 18, sendo que 12 aparecem em ambas.
Os pesquisadores destacados estão entre os 2% mais citados em todo o mundo ao longo de suas carreiras acadêmicas. O levantamento mostra um aumento em relação ao ano anterior, quando 13 pesquisadores da UFC foram mencionados. O ranking avalia o impacto do material produzido ao longo da carreira dos cientistas, e não a quantidade de artigos publicados.
Os dados são coletados pela Scopus, uma base de dados internacional de análise de métricas científicas da Editora Elsevier. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos, considerando variáveis como a posição do pesquisador na lista de autores (primeiro autor, autor correspondente, líder do artigo, etc).
Na categoria de impacto total da carreira, que inclui cerca de 217 mil pesquisadores, o Brasil conta com 1.077 cientistas, dos quais 15 são da UFC. Entre os mencionados está Cláudia Pessoa, pesquisadora do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC, avaliada no campo das ciências biológicas. Ela destaca que o reconhecimento é resultado de uma trajetória de 24 anos de pesquisa, que contribuiu significativamente para o estudo em oncologia experimental, com foco na identificação e validação de novos fármacos com potencial anticâncer.
Cláudia destaca que a categoria reconhece pesquisadores inovadores, avaliando colaborações internacionais, impacto das publicações, prêmios e impacto social. O professor Victor Hugo Albuquerque, do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC, foi reconhecido na Engenharia Biomédica tanto pela carreira quanto pelas pesquisas de 2023. Para ele, estar na lista é um reconhecimento pelo trabalho a longo prazo e uma forma de atrair bons alunos interessados em pesquisa de ponta e inovação. Ele menciona que seu principal motivo para estar no ranking foi o trabalho na área da saúde, em parceria com médicos, clínicas e hospitais.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

