Ceará
Farias Brito: com cidade alagada, passageira ilhada é resgatada nos ombros

Nesta quarta-feira (3), o rio Cariús, localizado no Cariri cearense, registrou um rápido aumento de volume, resultando em inundações em diversos pontos da cidade de Farias Brito. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foram registrados 140 milímetros de chuva no município.
A situação é crítica no bairro Mutirão, onde mais de vinte famílias estão desabrigadas. Dona Osvaldina, que reside na área há 24 anos, expressou sua surpresa: “Eu saí logo de casa. Nunca tinha visto tanta água como hoje.”
Uma passageira ficou ilhada em um carro e precisou ser resgatada nos ombros por um motorista que testemunhou a situação.
Dona Valéria também agiu a tempo: “Fui avisada pelos vizinhos que moram na cabeceira do rio às 6h da manhã que estava descendo muita água. Eu sabia que ia ter enchente, mas não acreditava que seria assim.”
No centro da cidade, os estragos foram significativos. Muitas lojas foram invadidas pela água, mas, em vez de fecharem as portas, mantiveram os estabelecimentos abertos para escoar a água. A praça da Igreja Matriz ficou submersa, e correntezas se formaram no meio das ruas, tornando a travessia perigosa.
O prédio do setor de Finanças da Prefeitura também foi atingido, e várias escolas tiveram as aulas suspensas devido aos alagamentos.
A Prefeitura de Farias Brito tomou medidas para auxiliar os afetados, organizando locais em prédios públicos para abrigar as pessoas e disponibilizando alimentação nas escolas da rede pública para os necessitados. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Andreyv Macedo, afirmou que as famílias estão recebendo apoio, incluindo máquinas para remover deslizamentos de terra e desobstruir estradas na zona rural, também afetada pelas chuvas.
O município permanece em alerta, monitorando o nível da água e as condições meteorológicas, prontos para agir rapidamente caso seja necessário.
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 29/04/2025 – Mídias da Operação Tempestade I são entregues ao TRE-CE e seguem para Cartório Eleitoral de Iguatu
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 30/04/2025 – Gravação de fevereiro de 2025 levanta suspeitas: uso político ou negociação particular?
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas
-
Videos3 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 02/05/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025
-
Noticias4 dias atrás
A sangria do gigante de água doce no sertão cearense
-
Noticias4 dias atrás
Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas
-
Noticias3 dias atrás
Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região confirma regras para o feriado do Dia do Trabalho (1º de Maio)