Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Açude Germinal, em Palmácia, é o primeiro a sangrar no Ceará em 2024

Publicado

on

Na sexta-feira (16), o açude Germinal, localizado em Palmácia, na Região do Maciço de Baturité do Ceará, transbordou. Este é o primeiro reservatório do estado a atingir sua capacidade máxima em 2024, de acordo com informações da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh).

A Cogerh monitora 155 açudes, dos quais 49% estão com menos de 30% de sua capacidade. Há um reservatório que possui mais de 90% de sua capacidade:

Caldeirões, situado em Saboeiro: 96%

O açude Germinal pode armazenar mais de cinco milhões de metros cúbicos de água. Sua barragem foi construída em 2017 para prevenir inundações em áreas de risco em Fortaleza.

Quanto à situação dos principais açudes, o Castanhão, que é o maior reservatório do país, está com 22,76% de sua capacidade, segundo a Cogerh. O Orós, o segundo maior do estado, está com 50,14% de sua capacidade. O Banabuiú está com 36,35% de sua capacidade.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.