Ceará
Águas do São Francisco devem voltar ao Ceará em 15 dias
O Rio São Francisco deve ter suas águas retornando ao Ceará em breve, com a previsão de que a barragem de Jati, no Cariri, receba um novo aporte. O bombeamento no município de Salgueiro (PE), que estava parado desde outubro de 2022, foi retomado pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
De acordo com o Governo Federal, a estrutura do Eixo Norte havia parado devido à falta de reparos e manutenção do sistema, bem como à vibração excessiva das motobombas, causando desgaste nos rolamentos.
As estações de bombeamento permitem superar a altitude para levar a água transposta mais longe. No Eixo Norte, existem três estações que podem elevar a água a 188 metros acima do nível do São Francisco, uma altura comparável à de um prédio de 58 andares.
Por enquanto, a água será usada para restaurar o nível dos reservatórios, como o de Jati. Não há previsão de quando ela será liberada para o Cinturão das Águas e, consequentemente, para o açude Castanhão. Isso ocorre porque a transferência de recursos hídricos é feita durante a estação chuvosa. Transferir água no segundo semestre causa perdas por evaporação e absorção pelo solo seco.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

