Noticias
Centrão leva o Turismo e quer mais
Agora é oficial: o Ministério do Turismo vai ser comandado por Celso Sabino (UB-PA). Depois de mais de um mês de negociação, a confirmação foi feita após reunião entre Lula, Sabino e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. “O presidente convidou Sabino para o Ministério do Turismo, convite esse que foi aceito pelo deputado. A nomeação sairá no Diário Oficial da União nos próximos dias”, informou o governo em nota. A mudança faz parte das negociações com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de quem Sabino é aliado, para ampliar a base do governo e melhorar a articulação no Congresso.
A ministra demissionária Daniela Carneiro (UB-RJ) foi convidada por Lula para assumir a vice-liderança do governo na Câmara. Ela e o marido, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos-RJ), foram essenciais nas eleições, fazendo campanha para o presidente na Baixada Fluminense.
O Centrão também quer o Ministério do Esporte, onde alocaria o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Mas Lula insiste na permanência de Ana Moser. Interlocutores afirmam que ele prefere uma triangulação, conta Camila Bomfim. Aparecida Gonçalves sairia do Ministério das Mulheres, que receberia uma mulher que já está no governo: Ester Dwek (Gestão e Inovação dos Serviços Públicos) ou Luciana Santos (Ciência e Tecnologia). E a vaga aberta seria oferecida ao Centrão. O martelo só deve ser batido em agosto.
Lula também não quer abrir mão do Ministério do Desenvolvimento Social, que tem um orçamento de R$ 273 milhões e é responsável pelo Bolsa Família. “Esse ministério, é um ministério meu. Esse ministério não sai. A Saúde não sai. Não é o partido que quer vir para o governo que pede ministério. É o governo que oferece o ministério”, afirmou.
Se a Saúde não sai, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) fica ligada à pasta. Foi o que afirmou ontem o deputado Danilo Forte (UB-CE). Ele disse que um presidente interino será escolhido, e uma comissão técnica provisória será estabelecida para apresentar um novo organograma para a Funasa, cobiçada para indicação a cargos de segundo escalão e direcionamento de verbas para redutos eleitorais.
Conseguir as vitórias econômicas na Câmara não foi nada fácil. O governo teve de ceder. E muito. Apesar disso, Lula elogiou a relação com o Congresso e disse viver a “melhor fase” com o Legislativo. “O país voltou à sua normalidade. A relação com o congresso nacional, ela vive o melhor momento das últimas décadas.”
O ex-deputado federal Jean Wyllys ganhou um cargo no governo Lula. Nesse caso, com o aval da primeira-dama Janja. Ele vai trabalhar na área de planejamento de comunicação, diretamente ligado ao ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

