Noticias
Cientistas detectam “estrelas monstruosas” 10 mil vezes maiores do que o sol
O telescópio espacial James Webb, considerado o mais potente da Terra, trouxe novas revelações sobre o universo ao capturar possíveis indícios das primeiras estrelas a se formarem. Cientistas envolvidos em uma pesquisa publicada no portal “Astronomy & Astrophysics” afirmam ter encontrado pistas das chamadas estrelas supermassivas, também conhecidas como “monstruosas” devido ao seu tamanho, que pode ser até 10 mil vezes maior que o Sol.
Os dados coletados pelo telescópio incluem registros de 100 mil a 1 milhão de estrelas de aglomerados globulares, que apresentam características semelhantes, inclusive no período de formação. Essas “estrelas monstruosas” oferecem insights sobre os estágios iniciais do universo e são descritas pelos pesquisadores como verdadeiros “fósseis”.
Ao analisarem este caso, os membros da pesquisa alegam que, caso os estudos avancem, este será um passo importante para compreender os aglomerados globulares e, também, sobre a formação das “monstruosas”.
Ouça o nosso Podcast
PODCAST DIÁLOGO MAIS – O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE RACISMO
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

