Brasil
Responsável por criança com deficiência poderá ter direito a faltar ao trabalho
[caption id="attachment_14764" align="alignnone" width="600"]
Foto: Divulgação[/caption]
O trabalhor responsável por criança ou adolescente com deficiência poderá se afastar do serviço por até uma semana quando for necessário. De acordo com a proposta, a medida garante o maior Direito Constituicional, que é a Dignidade Humana.

Foto: Divulgação
O trabalhor responsável por criança ou adolescente com deficiência poderá se afastar do serviço por até uma semana quando for necessário. De acordo com a proposta, a medida garante o maior Direito Constituicional, que é a Dignidade Humana.
O projeto do senador Waldemir Moka, do PMDB do Mato Grosso do Sul, altera a Consolidação das Leis do Trabalho e permite que o empregado se ausente do serviço quando for responsável por uma criança ou adolescente com deficiência. O afastamento poderá ser de até sete dias a cada ano, consecutivos ou não, sem prejuízo na remuneração.
Para o senador, a medida não trata simplesmente de proteger a pessoa com deficiência, mas de garantir respeito e proteção ao cidadão. Isso porque, muitas vezes, os responsáveis precisam de tempo para acompanhar o deficiente em alguma atividade de rotina, por exemplo, e são impedidos pelo trabalho, como explica Waldemir Moka: ” São apenas sete dias durante o ano. E, na maioria das vezes, as pessoas, os pais de crianças especiais tem essa necessidade de acompanhar, numa consulta. E isso daí facilita a vida e, muitas vezes, não tem uma outra pessoa pra acompanhar.”
O senador acrescentou que a hierarquia máxima das regras constitucionais preza pela dignidade humana, pela vida e pela entidade familiar. E, assim, não há motivo para negar esse direito. Ainda de acordo com a proposta, o afastamento deve ser justificado pelo trabalhador com pelo menos dois dias de antecedência. Mas nos casos de emergência, o aviso poderá ser feito depois da licença. O texto vai ser analisado pela Comissão de Assuntos Sociais e, se aprovado, segue para o Plenário do Senado.
Fonte: RADIO SENADO
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias3 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias3 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

