Mundo
Descoberta na Grécia ‘importante’ tumba da época helênica
[caption id="attachment_14717" align="alignnone" width="600"]
Tumba foi descoberta no antigo sítio de Anfípolis (Foto: Culture Ministry/AP)[/caption]
[caption id="attachment_14718" align="alignnone" width="600"]
Arqueólogos estimam que a tumba tenha 3 metros de altura (Foto: AFP)[/caption]
Uma tumba muito “importante” da época helênica, entre 325 e 300 antes da nossa era, foi descoberta no antigo sítio de Anfípolis, na região grega da Macedônia (norte), disse o primeiro-ministro, Antonis Samaras.

Tumba foi descoberta no antigo sítio de Anfípolis (Foto: Culture Ministry/AP)

Arqueólogos estimam que a tumba tenha 3 metros de altura (Foto: AFP)
Uma tumba muito “importante” da época helênica, entre 325 e 300 antes da nossa era, foi descoberta no antigo sítio de Anfípolis, na região grega da Macedônia (norte), disse o primeiro-ministro, Antonis Samaras.
“Estamos diante de uma descoberta muito importante na Macedônia, uma região que continua nos surpreendendo com seus tesouros excepcionais”, informou à imprensa o premiê, que visitou o local para saudar os arqueólogos encarregados da escavação.
A instalação tem 497 metros de comprimento, construída em mármore trazido da vizinha ilha de Thassos, e um caminho de 4,5 metros de largura que conduz à entrada do monumento. Sua grandeza “deixa a diretora de escavações, Katerina Peristeri, muito otimista sobre a importância deste monumento único”, disse Antonis Samaras.
A questão principal “é descobrir a identidade do falecido”, acrescentou.
“Trata-se de uma tumba que data de depois da morte de Alexandre, mas não sabemos a quem pertence”, disse Peristeri à televisão Mega.
Iniciados há dois anos, os trabalhos no sítio foram interrompidos neste inverno antes de serem retomados, graças a de 100 mil euros concedidos pelo Ministério da Cultura, segundo a agência de imprensa grega ANA.
Anfípolis é conhecido por ser o local da descoberta de uma estátua de mármore de 5,2 metros de altura chamada de “Leão de Anfípolis”
Os arqueólogos estimam que a tumba tenha 3 metros de altura e pertença a uma personalidade eminente do reino macedônio antigo.
Importantes sítios antigos foram trazidos à luz na região da Macedônia nas últimas décadas, entre eles o famoso túmulo de Vergina do rei Felipe II, pai de Alexandre, descoberto em 1977 pelo arqueólogo Manolis Andronikos.
Fonte: G1
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias3 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias3 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

