Política
CPI anuncia investigados; lista tem Pazuello, Queiroga e Mayra Pinheiro
A CPI da Covid anunciou a lista com nomes dos que serão investigados oficialmente. São 14 nomes, entre os quais o do ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, o do atual titular da pasta, Marcelo Queiroga, e a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, a médica cearense Mayra Pinheiro.
Quem deixa de ser testemunha e passa à categoria de investigado está sujeito a procedimentos mais rígidos da CPI, como operações de busca e apreensão.
Dentre os membros do governo Bolsonaro que lidam diretamente com a covid-19, Mayra foi apontada como uma das que mais encorajou o uso da cloroquina no tratamento da doença. Ela foi a encarregada de elaborar o TrateCov, na gestão de Pazuello, um aplicativo que consistia na recomendação de um conjunto de remédios ineficazes para a covid-19.
Foi na gestão de Pazuello em que a farmacêutica Pfizer não obteve respostas para e-mails enviados com ofertas de vacina. A pressão pela aquisição de imunizantes com celeridade fez o então ministro responder que eles seriam adquiridos “no dia D, na hora H”.
Especialista em logística, Pazuello ainda admitiria equívoco no envio de doses de vacina Astrazeneca do Amazonas (AM) para o Amapá (AP). O estado que atravessava crise no sistema de saúde recebeu 2 mil doses, enquanto no Amapá aterrissaram as 78 mil.
Quarto ministro da Saúde desde o início da pandemia, Marcelo Queiroga já afirmou em depoimento que não existem evidências quanto ao tratamento precoce defendido Jair Bolsonaro (sem partido).
Mas ele tem conduzido as ações de acordo com as diretrizes do presidente, muitas delas sem amparo científico. Bolsonaro, por exemplo, tenta desobrigar o uso de máscaras no País quando pouco mais de 11% da população, apenas, está vacinada com a segunda dose.
Uma das linhas de investigação é a de que um “gabinete paralelo” norteou as ações negacionistas do governo Bolsonaro no curso da crise.
Confira a lista com nomes:
Elcio Franco Filho;
Arthur Weintraub;
Carlos Wizard;
Eduardo Pazuello;
Ernesto Araújo;
Fábio Wajngarten;
Franciele Francinato;
Hélio Angotti Neto;
Marcellus Campêlo;
Marcelo Queiroga;
Mayra Pinheiro;
Nise Yamaguchi;
Paolo Zanotto;
Luciano Dias Azevedo.
Fonte: O Povo
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

