Ceará
Pesquisadores da UFC criam moléculas em laboratórios para inibir ação do coronavírus
Estudos de pesquisadores do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Ceará (UFC) criam moléculas com potencial de inibir a ação do coronavírus e até impedir a infecção.
Em uma das pesquisas, feitas com simulação de computador, foram usados peptídeos (moléculas sintéticas) encontrados em plantas como a mamona; em outra, os pesquisadores sintetizam moléculas a partir da proteína humana que recebe o coronavírus. Em ambos os casos, houve interferência satisfatória no mecanismo de infecção do vírus.
Os estudos partem da intenção de entender o mecanismo de infecção do coronavírus e a forma como ele interage com o organismo humano para reduzir as infecções. Em um deles, os pesquisadores analisam como esses mecanismos operam diante de diferentes moléculas com potencial farmacológico.
De acordo com informações da Universidade Federal do Ceará (UFC), o primeiro estudo, publicado em julho de 2020, foi considerado inédito por ter sido pioneiro na utilização de moléculas sintéticas no combate ao coronavírus. Criados em laboratório com base em proteínas encontradas em plantas como mamona, acácia-branca e erva-estrelada, esses peptídeos apresentaram grande potencial de bloqueio da ação do vírus.
Fonte: O Povo
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

