Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Pesquisadores da UFC criam moléculas em laboratórios para inibir ação do coronavírus

Publicado

on

Estudos de pesquisadores do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Ceará (UFC) criam moléculas com potencial de inibir a ação do coronavírus e até impedir a infecção.

Em uma das pesquisas, feitas com simulação de computador, foram usados peptídeos (moléculas sintéticas) encontrados em plantas como a mamona; em outra, os pesquisadores sintetizam moléculas a partir da proteína humana que recebe o coronavírus. Em ambos os casos, houve interferência satisfatória no mecanismo de infecção do vírus.

Os estudos partem da intenção de entender o mecanismo de infecção do coronavírus e a forma como ele interage com o organismo humano para reduzir as infecções. Em um deles, os pesquisadores analisam como esses mecanismos operam diante de diferentes moléculas com potencial farmacológico.

De acordo com informações da Universidade Federal do Ceará (UFC), o primeiro estudo, publicado em julho de 2020, foi considerado inédito por ter sido pioneiro na utilização de moléculas sintéticas no combate ao coronavírus. Criados em laboratório com base em proteínas encontradas em plantas como mamona, acácia-branca e erva-estrelada, esses peptídeos apresentaram grande potencial de bloqueio da ação do vírus.

Fonte: O Povo

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA