Iguatu
Acadêmicos de enfermagem e diversos profissionais se mobilizam contra liminar do CFM

Acadêmicos de enfermagem, professores, enfermeiros (as), profissionais diversos e simpatizantes estiveram realizando mobiliação no centro da cidade de Iguatu nessa manhã de terça-feira(10) contra uma liminar do Conselho Federal de Medicina que proíbe diversas atividades de enfermeiros em todo o país.
A ação foi coordenada pelo curso de enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA) campus Iguatu e centenas de pessoas saíram do Campus Multiinstitucional Humberto Teixeira com faixas, cartazes, rostos pintados de preto e palavras de ordem, em direção ao centro comercial.
A liminar entrou em vigor no final de setembro deste ano e com isso alguns serviços que eram executados por essa categoria já não podem ser disponibilizados nas unidades básicas de saúde. A decisão do CFM proíbe a prática dos enfermeiros em: realizarem exames como papanicolau (essencial para prevenção de câncer de cólon de útero em mulheres), consultas rápidas, acompanhamento no pré-natal de baixo risco, prescrição de medicamentos, atuação no planejamento familiar, e várias outras ações ofertadas dentro dos Postos de Saúde e Unidades de Saúde Pública.
A categoria está receosa de que com a proibição de tantos serviços essenciais, a demanda de profissional médico não seja capaz de suprir as necessidade da população, bem como entende que os maiores prejudicados com o ato serão os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
A mudança deverá repercutir também nos centros acadêmicos na prática de ensino, pesquisa e extensão que estão sendo realizados atualmente.
O Conselho Federal de Enfermagem, Conselho Regional de Enfermagem, Universidade Regional do Cariri (URCA) Campus Iguatu, alguns médicos locais e várias entidades estão na tentativa de derrubar essa liminar e estarão informando e conscientizando a população sobre o assunto.
Clique abaixo e confira entrevistas sobre o assunto: