Iguatu

BNDES realiza seminário de crédito com foco no micro e pequeno empreendedor

Published

on

Com o objetivo de disseminar as linhas de financiamento do BNDES-Banco Nacional de Desenvolvimento Social foi realizado em Iguatu no auditório da CDL, na quarta-feira, 18, o Seminário Regional de Crédito, evento direcionado para empresários, lojistas e outros investidores.

Estavam presentes, o presidente ‘Dedé Duqueza’, o prefeito Aderilo Alcântara, presidente do Sindilojas, Carlos Tadeu Rodrigues, Fernando Vieira, técnico, Carlos Eduardo Champlony, administrador do Deptº Regional Nordeste, do BNDES, Johnny Cézar, articulador regional do Sebrae, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Emanuel Martins, empresários, lojistas e outros agentes do varejo.

A vinda do evento para Iguatu surgiu de uma necessidade dos empresários locais conhecerem de perto a instituição e seus produtos, de modo em particular as linhas de financiamento que atendem os médios, micro e pequenos empresários, conforme explicou o presidente das CDL, entidade anfitriã, Francisco José Mota Luciano, ‘Dedé Duqueza’.

O Seminário Regional foi criado com o objetivo de promover a disseminação de informações sobre as formas de apoio financeiro para três dos mais relevantes segmentos do mercado brasileiro; as médias, micros e pequenas empresas, essas que respondem por vultoso volume de negócios e geração de empregos, conforme informou o administrador do Departamento da Regional Nordeste, Calos Eduardo Champlony.

Carlos Eduardo Champlony explicou que o BNDES não tem agência. E para atender as micro, pequenas e médias empresas, a instituição firmou parceria com outras instituições, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Itaú, Banco do Nordeste e Bradesco, que repassam aos beneficiários os recursos dos financiamentos. As empresas atendidas diretamente pelo BNDES são aquelas com projetos acima de R$ 20 milhões.

Cartão BNDES

Fernando Vieira expôs os produtos do banco e suas linhas de financiamento, com destaque para o cartão BNDES, cujas linhas de crédito contemplam cerca de 380 mil itens e insumos cadastrados, desde material de construção civil, equipamentos de produção, informática, máquinas, veículos utilitários, motocicletas, tecidos e até farinha de trigo. Conforme Fernando Vieira, o Cartão BNDES só contempla pequenas, médias e micro empresas. Pratica uma taxa de juros de 1,22% a/m com prestações fixas que podem variar de 03 a 48 mensais, e tem 70 mil fornecedores em todo país, com uma carteira de clientes girando em torno de 788 mil pequenos empreendedores. Segundo ele, a principal vantagem do cartão BNDES é a rapidez e agilidade na concessão do financiamento. “Uma vez que a empresa tiver o cartão ela faz a compra dos itens que precisar automaticamente, sem precisar aprovação do gerente e tudo pode ser feito pela internet através do portal exclusivo do cartão”, ressaltou.

Johnny Cézar, articulador regional do Sebrae, um dos motivadores para a realização do Seminário do BNDES em Iguatu, enfatizou que as pequenas e microempresas hoje representando 99% da força das empresas brasileiras, responsáveis por 50% dos postos de trabalho com carteira assinada encontraram no BNDES um importante parceiro.

Dedé Duqueza disse que o momento foi oportuno para que os empresários e lojistas pudessem conhecer as linhas de financiamento do banco, para que aqueles que tenham interesse possam contratar os financiamentos com taxas de juros acessíveis. “É importante ressaltar que o BNDES tem como fomentar os financiamentos através de suas linhas, o Finame, o Cartão BNDES e outros, e as empresas também podem se tornar fornecedoras de produtos através das linhas de crédito do banco, principalmente neste momento que nosso comércio enfrenta dificuldades, assim também como os pequenos, micro e médios empresários de todo país”, finalizou.

*POR J. GUEDES

EM ALTA

Sair da versão mobile