Noticias

3 maiores açudes do Ceará apresentam os melhores volumes dos últimos 10 anos

Published

on

Faltando apenas oito dias para o término da quadra chuvosa, os três maiores açudes do Ceará apresentam os melhores volumes dos últimos 10 anos, de acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Os meses de fevereiro a maio concentram as principais chuvas do ano, o que é de suma importância para a agricultura, o meio ambiente e o abastecimento dos 184 municípios cearenses.

O Açude Castanhão, que é o maior reservatório do país, atualmente está com 36% de sua capacidade, o melhor volume registrado nos últimos 10 anos, conforme relatório da Cogerh.

Já o Açude Orós, o segundo maior reservatório do Ceará, ultrapassou 70% de sua capacidade no final de abril. Essa marca foi atingida pela primeira vez após 12 anos. A última vez que o açude havia alcançado esse nível foi em 25 de setembro de 2012, quando registrou 70,50%. O Orós também sangrou pela última vez em 8 de março de 2011 e, atualmente, está com 75%.

Quanto ao Açude Banabuiú, ele se encontra com 41% de sua capacidade. A última vez que atingiu a marca dos 40% foi em março de 2013. Desde então, o açude chegou a ficar praticamente seco, registrando apenas 0,63% em março de 2016.

O balanço da Cogerh ainda aponta que, em todo o estado, 52 açudes estão sangrando. Trinta deles estão com volume acima de 90%, enquanto apenas 19 têm volume inferior a 30%.

Neste momento, não há nenhum reservatório completamente seco no Ceará. O estado conta com nove bacias que possuem capacidade acima de 70%, sendo que quatro delas estão com capacidade superior a 95%.

EM ALTA

Sair da versão mobile