Iguatu
Proerd Iguatu lança escolinha de futebol para crianças

Na manhã deste sábado, 27, na sede do 10º Batalhão de Polícia de Militar de Iguatu, aconteceu o lançamento da Escolinha do Proerd. O projeto é mais uma atividade do programa que busca afastar as crianças do consumo de drogas. Além do programa em si, que atende crianças em várias escolas da cidade com orientações sobre os riscos oferecidos pelo consumo de entorpecentes, existe também o Proerd Pais, com atividades voltadas para as famílias das crianças atendidas pelo projeto. Na Escolinha do Proerd serão atendidas 60 crianças com aulas de futebol. Inicialmente são crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlota Távora, mas a proposta é expandir o programa para outras escolas. O programa tem o apoio da Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas, da secretária Mirian Sobreira, que esteve presente na ocasião.

O espaço das atividades é o campo na sede do batalhão. Segundo o Major Rodrigo, a utilização do espaço é mais uma maneira de aproximar a população da polícia, transmitindo a ideia da polícia cidadã
. “O que a gente quer é afastar as crianças do mundo do crime, do mundo das drogas, porque a gente sabe que essas crianças hoje são muito ativas e se ficarem ociosas elas podem procurar ocupações não muito positivas, por isso a gente tenta, com esse programa, dar uma ocupação produtiva”, explica o Major. Rodrigo também lembra que a idéia não é apenas preparar o atleta, mas, sobretudo, formar o cidadão.
“A gente quer que saia daqui não só o esportista de sucesso, como um Neymar, um Pelé, um Ronaldinho, mas a gente quer que saia daqui o cidadão consciente, que teve desde cedo instrução e que vai nos ajudar a fazer uma sociedade mais segura”, afirma. No momento do lançamento, além das crianças, vários pais, mães e responsáveis estiveram presentes.

“A gente quer que saia daqui não só o esportista de sucesso, como um Neymar, um Pelé, um Ronaldinho, mas a gente quer que saia daqui o cidadão consciente, que teve desde cedo instrução e que vai nos ajudar a fazer uma sociedade mais seguda”, afirma o Major Rodrigo
A força do exemplo
O Capitão Arquênio Braga também esteve acompanhando o lançamento do programa e tem os dois filhos inseridos no programa. Ele afirma que é uma maneira inclusive de servir de exemplo para que outros pais se sintam a vontade de levar seus filhos para o programa. “Estou aqui tanto na posição de policial militar, mas também de pai, que entendo a importância desse projeto e quero que outros pais também percebam e tragam suas crianças”, afirma. Além da importância para as crianças, Arquênio lembra da importância do projeto como uma medida de segurança pública, pois, segundo ele, “a gente entende que segurança pública se faz também com medidas como essa, de formação de cidadãos mais integrados à sociedade e esse programa cumpre com esse papel”. Também pai de um dos alunos, Denis Alves, lembra de importância do programa em oferecer uma alternativa saudável de atividade. “Bem melhor do que, uma hora dessas, eles estarem na rua, né?”, comenta Denis.
Na Escolinha do Proerd serão atendidas 60 crianças com aulas de futebol. Inicialmente são crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlota Távora, mas a proposta é expandir o programa para outras escolas
O Programa
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o DARE. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1989. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.
No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros. No estado do Ceará o programa existe desde 2001, quando foi formada a primeira turma de instrutores, e hoje atua em vários municípios do estado, além da capital.
O PROERD é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (PROERD Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. No Proerd Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. O PROERD Pais é composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas.