Iguatu

Iguatu realiza I Conferência Municipal de políticas LGBT

Published

on

Foi realizado nesta última quarta-feira, 17, no complexo de proteção social, a I conferência municipal de políticas públicas e direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). O evento trouxe como tema “Por um Brasil que criminalize a violência contra LGBT” e serviu para avaliar a efetivação da Política Nacional em todas as esferas de governo, bem como eleger os delegados que representarão Iguatu na conferência estadual.

Antes da fala das autoridades presentes, foi encenada na ocasião uma apresentação cultural pelo grupo de atores do Elo Vanguarda de Teatro. O momento foi prestigiado representações de conselhos, da juventude, tutelares e da mulher, acadêmicos do curso de enfermagem e serviço social e técnicos da assistência. Depois da leitura do regimento foi proferida uma palestra magna com o tema central do evento.

Durante o evento, foram abordados assuntos como a sensibilização da sociedade no contexto de vida e dignidade da população LGBT, as demandas existentes não apenas no viés da condição sexual, mas na preocupação com todos os campos da vida das pessoas, bem como o compromisso dos diversos setores da sociedade através do atendimento, da defesa e garantia dos direitos destas pessoas.

Os objetos foram divididos em quatro eixos: “Direitos fundamentais, políticas intersetoriais, pacto federativo, participação social e sistema nacional de promoção da cidadania e enfrentamento da violência contra LGBT”; “Educação, cultura e comunicação em Direitos Humanos”; “Seguridade social: saúde, assistência e previdência social” e “Marcos jurídicos normativos, segurança pública e sistemas de justiça na promoção da defesa dos Direitos Humanos da população LGBT” – estes que subsidiarão as propostas de novas ações, além de transmitir ao público de interesse o conhecimento dos meios adequados para efetivação das políticas.

Villar Buterfly, coordenadora do núcleo da diversidade, e presidenta do movimento LGBT através da associação de homoxessuais na região centro sul falou com otimismo sobre a realização do evento, que dá à sociedade o direito de participar das definições políticas em torno do assunto. “Fico feliz em saber que ainda existem pessoas com interesse político para enfrentar o preconceito e evitar um retrocesso na sociedade. Isso se deve ao apoio constante à causa, a todos os presentes nessa conferência registrada de forma plural em representações e dizer que é um desejo nosso a efetividade de políticas que validem os nossos direitos e respeitem nossa dignidade”, enfatizou.

Isaura Gomes, secretária de Assistência Social representou o prefeito municipal e segundo ela o debate é fundamental para sistematizar as informações e orientar a implementação de políticas públicas específicas. “As discussões foram positivas e lúcidas, pude observar aqui, um movimento com sede de voz e um cenário produtivo em defender seus direitos”, ressaltou.

EM ALTA

Sair da versão mobile