Iguatu
Secretaria de Saúde de Iguatu desmente através de nota caso microcefalia no município

Nota de esclarecimento
A Secretaria Municipal da Saúde de Iguatu, por meio da Vigilância Epidemiológica, esclarece sobre publicações em redes sociais relativas à suspeita de um caso de microcefalia no município de Iguatu.
Até o momento não existem registros oficiais de caso de microcefalia no município de Iguatu, em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde, o qual estabelece que toda e qualquer suspeita deve ser notificada à Vigilância Epidemiológica que seguirá com investigação e acompanhamento até o nascimento, quando serão realizados exames que possam confirmar ou não o diagnóstico.
Ao tomar conhecimento da informação através das redes sociais, a Secretaria de Saúde do Município procedeu visita à clínica do autor da informação para maiores esclarecimentos sobre a veracidade do fato, orientando sobre a necessidade da notificação por parte do profissional responsável pela suspeita, sendo que até o momento não chegou à secretaria nenhuma notificação. Mesmo assim, a Secretaria de Saúde não se absteve da sua responsabilidade com relação à investigação, tendo realizado a busca ativa e acompanhamento da gestante fornecendo assim todos os cuidados e exames necessários garantindo a assistência adequada de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde.
O caso está sendo investigado e acompanhado e, tão logo se tenha a confirmação, a população será informada por meio das redes de comunicação e dos órgãos oficiais competentes através de nota técnica.
Por fim alertamos a população com relação às medidas de controle ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor do zika vírus, causador da microcefalia, e deixamos claro que a Secretaria de Saúde do Município está aberta para quaisquer esclarecimentos.
Maria Vanderlúcia Lobo
Secretária de Saúde de Iguatu
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Iguatu3 dias atrás
ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada
-
Iguatu2 dias atrás
Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu
-
Iguatu3 dias atrás
Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses
-
Noticias4 dias atrás
Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará
-
Noticias4 dias atrás
Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda