Ceará
1 a cada 4 crianças e adolescentes do Ceará avaliados pelo SUS tem peso acima do ideal ou está obeso
Ter uma boa alimentação é, além de requisito para uma vida saudável, um direito previsto em lei. Mas a falta de hábito ou de condições de consumir esses alimentos tem ampliado no Ceará os casos de uma doença comum, mas perigosa: a obesidade. Inclusive infantil.
Ao fim de 2021, pelo menos 90.219 crianças de até 5 anos e adolescentes acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará foram diagnosticados com peso acima do ideal, sobrepeso ou obesidade.
Os adultos somam um número 5 vezes maior: mais de 495 mil cearenses estão acima do peso ideal – cerca de 252 mil com sobrepeso, 155 mil com obesidade grau I, 58 mil obesos em grau II e quase 29 mil com obesidade grau III (ou mórbida).
Insegurança alimentar
Oposta à obesidade, mas igualmente prejudicial, a desnutrição também avança entre os pequenos cearenses. Ao fim de 2021, 5.740 crianças tinham peso abaixo ou muito abaixo do ideal, e 6.836 adolescentes estavam com magreza ou magreza acentuada, segundo o Sisvan.
A nutricionista Renata Belizário, professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), reforça que o sobrepeso e a obesidade são multifatoriais, e que “a insegurança alimentar pode, sim, contribuir para aumentar e agravar esses quadros” – o que tem sido mais frequente nos últimos dois anos.
“A insegurança alimentar está relacionada não somente à qualidade da dieta, mas a ter um acesso regular e permanente de alimentos em quantidade suficiente, de boa qualidade, que sejam provenientes de uma fonte sustentável, e economicamente acessíveis”, define.
Nos supermercados, os alimentos ultraprocessados ficaram mais acessíveis. No interior, em algumas cidades, o acesso a alimentos saudáveis não é tão fácil. E há a questão da renda: populações da periferia acabam tendo as piores opções de escolha.
RENATA BELIZÁRIO
Nutricionista
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Iguatu2 semanas atrásARTIGO – Enéas, Trump e o fim da paz armada

