Brasil

Vacinação infantil contra covid-19 evita sequelas e casos graves, diz professor da USP

Published

on

A vacinação infantil contra a covid-19 é essencial para evitar casos graves da doença e proteger as crianças de sequelas da infecção, a covid longa. Essa é a opinião de Clovis Artur Almeida da Silva, professor e chefe do departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP, que falou sobre o assunto no Congresso Brasileiro de Reumatologia, em Goiânia (GO).

O professor destacou que a vacinação é especialmente importante para crianças com doenças crônicas, como as reumáticas, que podem ter menor resposta imune às vacinas, mas que ainda assim se beneficiam delas. Ele explicou que a covid longa pode causar problemas graves, como inflamação no coração, ansiedade, depressão e dificuldade de aprendizagem.

Um estudo do Hospital das Clínicas da USP mostrou que 43% das crianças e adolescentes que tiveram covid-19 apresentaram sintomas prolongados após três meses da infecção. As dores de cabeça foram as mais comuns, seguidas pelo cansaço, pela falta de ar e pela dificuldade de concentração. O estudo também revelou que a covid-19 prejudicou o rendimento escolar dos pacientes.

Para prevenir a covid-19 e a covid longa nas crianças, o professor recomendou a vacinação, que é gratuita e disponível em todo o país pelo SUS. Ele disse que as vacinas são seguras e eficazes para combater o vírus.

EM ALTA

Sair da versão mobile