Policial
Trabalho das Forças de Segurança resulta na redução de 7,2% nos roubos no Ceará
As ações coordenadas pelas forças policiais do Ceará resultaram em uma queda de 7,2% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) em todo o estado. A redução, que se refere ao mês de setembro deste ano, foi registrada quando 3.508 CVPs foram contabilizados, em comparação com 3.782 ocorrências no mesmo período do ano passado.
Os dados são coletados mensalmente pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), uma entidade ligada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). De acordo com a Geesp, a capital também viu uma redução de 5,8% nos CVPs.
O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, atribuiu os resultados ao trabalho integrado realizado pelas Forças de Segurança do Ceará. Ele destacou que os números positivos são reflexo das ações preventivas da Polícia Militar do Ceará (PMCE), enquanto a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) tem se concentrado na captura dos envolvidos em crimes patrimoniais.
No acumulado dos primeiros nove meses de 2023, o Ceará registrou uma queda de 5% nos roubos em relação ao mesmo período de 2022. Além disso, houve uma redução de 4,7% nos números de CVPs em Fortaleza.
A SSPDS também destacou a redução de 21,4% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em Fortaleza entre janeiro e setembro de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior.