Tecnologia
Touca de silício ajuda pacientes contra efeitos colaterais da quimioterapia
A quimioterapia pode ser um tratamento efetivo contra um câncer, mas ela é igualmente ofensiva ao corpo humano — e a perda de cabelo, apesar de não ser o pior dos efeitos colaterais, é um dos que mais pode incomodar os pacientes. Agora, um acessório bastante simples e que já está em uso pode ao menos reduzir isso.
A Dignicap é uma touca feita com base em silício (e com neoprene no exterior) que, acompanhada de um equipamento eletrônico, impede ou reduz a perda de cabelo durante a quimioterapia. O procedimento é simples: a partir da unidade de controle, ela resfria a cabeça do paciente e, com essa redução na temperatura, estreita os vasos sanguíneos da região que é ligada aos cabelos. Desse modo, as toxinas do procedimento, que são as causadoras da queda, não são capazes de chegar até lá.
Alguns países da Europa já usam o acessório no tratamento há cerca de dez anos, mas só agora ele foi aprovado pelo órgão regulador dos Estados Unidos — e, por enquanto, apenas para pacientes com câncer de mama.
Além disso, até agora, 69% dos voluntários que usaram a touca aprovaram os resultados, embora às vezes somente metade da cabeleira seja mantida. Ainda assim, caso o experimento seja bem sucedido, é provável que mais tipos da doença sejam adicionados à lista de permissões.
Fonte: TECMUNDO
-
Brasil3 dias atrásMarco Nanini pede desculpas após polêmica com retirada de intérprete de Libras durante peça
-
Brasil3 dias atrásAnvisa aprova novo medicamento para tratamento de câncer de pulmão avançado
-
Esportes3 dias atrásMorre aos 67 anos Jorge Veras, ex-atacante que marcou história no Ferroviário e no Grêmio
-
Mundo3 dias atrásPapa Leão XIV não precisará de tratamento adicional contra câncer de pulmão
-
Ceará3 dias atrásFuncionários da Amazon no Ceará denunciam salários abaixo do mínimo e relatam humilhações
-
Ceará3 dias atrásCidadãos podem solicitar imagens de câmeras de monitoramento de Fortaleza; veja como
-
Noticias3 dias atrásNordeste terá R$ 340 milhões para modernizar redes elétricas e reduzir cortes de energia
-
Brasil3 dias atrásInfluenciadora Malévola Alves e amiga são liberadas após prisão no Egito
