Brasil

Termina hoje a aplicação dos testes do Saeb 2023 para avaliar educação básica

Published

on

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 é uma prova que avalia a qualidade da educação básica brasileira em diferentes etapas e modalidades. Mais de 8,4 milhões de alunos, de quase 400 mil turmas e 200 mil escolas públicas e privadas, participaram da avaliação, que termina nesta sexta-feira (17).

Além dos testes impressos, o Saeb aplica questionários eletrônicos para coletar informações sobre os fatores que influenciam o desempenho dos estudantes. Esses questionários são respondidos por secretários municipais de Educação, diretores de creches e escolas, e professores de todas as turmas avaliadas. O prazo para o preenchimento dos questionários também se encerra nesta sexta-feira (17).

O Saeb é realizado desde 1990 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As avaliações permitem ao Inep fazer um diagnóstico da situação da educação no país, considerando os níveis de aprendizagem, a eficiência do ensino e as condições de acesso e permanência nas escolas.

Os resultados do Saeb são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é um indicador de qualidade da educação. O Ideb combina as médias de desempenho dos estudantes no Saeb com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar. O Ideb ajuda as redes de ensino a elaborar, monitorar e aprimorar suas políticas educacionais.

EM ALTA

Sair da versão mobile