Economia

SPC Brasil lança programa de Educação Financeira com serviços gratuitos para o consumidor

[caption id="attachment_11079" align="alignleft" width="800"]Foto: Divulgação[/caption]O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) lançou na semana passada, um programa inédito de educação financeira especialmente voltado para a classe C – a nova classe média brasileira, que com o aumento da oferta de emprego e crédito, já representa mais da metade da população do país.

Published

on

Foto: Divulgação

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) lançou na semana passada, um programa inédito de educação financeira especialmente voltado para a classe C – a nova classe média brasileira, que com o aumento da oferta de emprego e crédito, já representa mais da metade da população do país.

Batizado de Meu Bolso Feliz, o programa surge como uma iniciativa de combate ao aumento do endividamento do consumidor por conta do descontrole financeiro. A primeira fase do projeto é composta por um portal de orientação financeira (http://meubolsofeliz.com.br), que oferece serviços gratuitos como calculadoras financeiras, simuladores, além de consultorias individualizadas ao internauta fornecidas pelos economistas do SPC Brasil.

Ao longo dos dois últimos anos, o SPC Brasil tem encomendado uma série de pesquisas nacionais para entender o comportamento de compra do brasileiro e o perfil dos consumidores inadimplentes no país. Dados desses estudos mostram cenários alarmantes: oito em cada dez brasileiros não fazem controle total de suas finanças, porque não conseguem ter disciplina ou porque não sabem como anotar gastos e estabelecer prioridades. Além disso, as pesquisas mostram que 85% dos consumidores admitem fazer compras por impulso, ou seja, movidos por questões emocionais. Dessa forma, os pesquisadores do SPC Brasil concluíram que a situação de inadimplência está muito mais ligada ao comportamento e hábitos do consumidor do que em relação ao tamanho do próprio orçamento.

Para o idealizador do projeto de educação financeira do SPC Brasil e vice-presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), Honório Pinheiro, a evolução do poder de compra da classe média não acompanhou a ampliação da consciência financeira do consumidor. “Essas pessoas tiveram um acesso repentino ao crédito, mas nunca foram ensinadas — ou na escola ou dentro de casa — a usá-lo de maneira planejada e consciente”, explica Pinheiro. Dessa forma, de acordo com o SPC Brasil, o objetivo do projeto é aumentar o nível de consciência financeira da população brasileira para construir um mercado de consumo mais seguro e transparente. Além disso, segundo Pinheiro, não basta apenas cortar gastos e medir impulsos na hora das compras. “É preciso investir e incentivar a cultura da poupança no Brasil. Mostrar ao consumidor a importância de poupar uma parcela do próprio salário para formar uma reserva e, assim, poder acioná-la em momentos de emergência como uma demissão ou uma doença na família, inclusive para aposentadoria”, explica Pinheiro.

Acesse o site em http://meubolsofeliz.com.br
Fonte: Equipe de imprensa do SPC Brasil

EM ALTA

Sair da versão mobile