Curiosidades
‘Só me falta um bigode’: a espanhola que diz ser filha de Dalí e conseguiu exumação de corpo do pintor
Um juiz de Madri ordenou que o corpo do pintor surrealista espanhol Salvador Dalí seja exumado para um teste de paternidade.
Uma mulher espanhola, nascida em 1956, diz que sua mãe, uma empregada doméstica, teve um caso com o pintor em 1955.
Dalí morreu na Espanha em 1989, aos 85 anos. O juiz afirmou que não havia mais resíduos biológicos ou objetos pessoais do artista que pudessem ser usados em um teste.
A Fundação Dalí, que administra o patrimônio do artista, diz que vai apelar da decisão.
O pintor foi enterrado num teatro e museu que ele mesmo projetou, em sua cidade natal, Figueres, na região da Catalunha.
‘Falta um bigode’
Maria Pilar Abel Martínez, que nasceu em Girona e ganha a vida lendo tarô, entrou com a alegação de paternidade pela primeira vez em 2015.
Ela diz que sua mãe, Antonia, trabalhou para uma família que passava temporadas em Cadaqués, próximo ao local onde o pintor tinha uma casa.
Antonia deixou o emprego em 1955, mudou-se para uma cidade diferente e casou-se com outro homem.
No entanto, Martínez diz que sua mãe afirmou diversas vezes que Salvador Dalí era seu pai, muitas vezes na frente de outras pessoas.
Ela também ressalta o que diz ser sua semelhança física com o artista. “Só me falta um bigode”, disse ao jornal espanhol El Mundo.
Na época do suposto envolvimento com Antonia, Dalí era casado com sua musa Elena Ivanovna Diakonova, conhecida como Gala. O casal não teve filhos.
A decisão judicial também menciona que Martínez chegou a fazer dois testes de paternidade em 2007, mas que nunca recebeu os resultados.
Ela entrou com uma ação contra o Estado espanhol, para o qual Dalí deixou seu patrimônio.
Se for confirmado o parentesco, ela poderia usar o sobrenome do pintor e ter direito a parte do que ele deixou – mas a imprensa espanhola diz que ela precisaria de outra ação legal para consegui-lo.
O advogado de Martínez afirmou que ainda não há data para a exumação do corpo de Dalí, mas que ela pode acontecer a partir do mês de julho.
Mas, em um comunicado, a Fundação Dalí afirmou que vai apelar da decisão “nos próximos dias”.
Fonte: BBC
-
Iguatu7 dias atrásEm pleno ano eleitoral, folha de pagamento da Prefeitura de Iguatu volta a inflar e salta R$ 1,5 milhão em agosto
-
Iguatu6 dias atrásIguatu recebeu secretário da SDA para assinatura de ordens de serviço de sistemas de abastecimento de água
-
Brasil6 dias atrásGoverno federal cria medidas para combater cambismo digital e garantir água gratuita em eventos
-
Ceará6 dias atrásPesquisa da UFC identifica presença de bisfenóis em caranguejos de manguezais no Ceará
-
Noticias6 dias atrásMorre aos 83 anos o ator e diretor Gracindo Júnior, ícone da televisão Brasileira
-
Brasil4 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil5 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
-
Brasil5 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
