Iguatu
Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu– 21 de abril de 2025 – Com a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, a Igreja Católica inicia o processo de escolha de seu novo líder. Entre os 138 cardeais que têm direito a voto no conclave, sete são brasileiros e estão aptos a participar da eleição do próximo pontífice.
A escolha de um novo papa é feita por meio de um conclave –termo de origem no latim “cum clave”, que significa “com chave”. O ritual, que remonta ao século 13, é realizado na Capela Sistina, no Vaticano, onde cardeais com menos de 80 anos se reúnem para eleger o novo líder da Igreja Católica Apostólica Romana.
Pelas regras do Vaticano, apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar no conclave. Os brasileiros que se encaixam nesse critério são:
Dom Paulo Cezar Costa – Arcebispo de Brasília, nomeado cardeal por Francisco em 2022. Teólogo com doutorado em Roma, é considerado uma figura de destaque no clero brasileiro.
Dom Jaime Spengler – Arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB desde 2023. Tornou-se cardeal no ano passado e tem atuação expressiva no Sul do país.
Dom Sérgio da Rocha – Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil. Foi presidente da CNBB e tornou-se cardeal em 2016.
Dom Orani João Tempesta – Arcebispo do Rio de Janeiro, nomeado cardeal em 2014. É uma presença constante nos grandes eventos religiosos do país.
Dom Odilo Pedro Scherer – Arcebispo de São Paulo, é cardeal desde 2007 e já participou do conclave que elegeu Francisco, em 2013.
Dom João Braz de Aviz – Ligado à Cúria Romana, foi prefeito do Dicastério para a Vida Consagrada. É cardeal desde 2012 e tem trajetória internacional.
Dom Leonardo Ulrich Steiner – Arcebispo de Manaus, foi o primeiro cardeal da Amazônia brasileira, nomeado em 2022. É referência nas pautas ambientais e sociais da região.
Além deles, o Brasil também conta com o cardeal emérito Dom Raymundo Damasceno Assis, de 87 anos, que integra o Colégio Cardinalício, mas não pode votar por já ter ultrapassado a idade limite.
O conclave deve começar nos próximos dias, e os cardeais eleitores se reunirão na Capela Sistina, no Vaticano, em sessões secretas até que um novo papa seja escolhido.
A Mais FM seguirá acompanhando todos os desdobramentos da sucessão papal.