No período de 12 a 22 de Março a Prefeitura Municipal de Iguatu através da Secretaria da Cultura e Turismo realizou uma sequência de reuniões setoriais com ativistas culturais que compõe a cadeia produtiva da cultura em Iguatu, estiveram presentes grupos artísticos, artistas e produtores culturais com o objetivo de nortear a partir dos anseios as ações e serviços oferecidos pelo poder público municipal durante o ano de 2013.

Os movimentos contemplados nessa edição de sequencias foram o Movimento Junino, Teatro, Dança, Música, Cantadores populares e grupos de tradição. Decisões como estratégias para o incentivo financeiro da temporada 2013 para o movimento junino, formação de comitê de acompanhamento, bem como as decisões em relação aos festivais promovidos pela Prefeitura de Iguatu.

Uma das grandes novidades foi o incentivo ao processo de ocupação do Teatro Municipal e a formação de platéia, a primeira estratégia é a sessão da pauta do Teatro por tempo indeterminado no momento, para permitir produtores locais desenvolver seus projetos, visando o fortalecimento da economia criativa, ficou também de acordo o uso do Núcleo de Artes, Educação e Cultura Dr. Edson Luiz Cavalcante Gouveia para ensaios e/ou atividades para fins culturais realizados por grupos, produtores e artistas da cidade. Os músicos sugeriram a inclusão de processos de seleção na programação de eventos da secretaria como Iguatu Festeiro, Iguatu Natal de Luz e Arena Musical.

A representação de violeiros cantadores e músicos tradicionais buscaram a inclusão de espaços tradicionais nas programações da Prefeitura como Semana do Município, Iguatu Festeiro, Iguatu Junino entre outros, na oportunidade foi reafirmado o compromisso do projeto Baião na Feira e Sarau de Cordéis que retomam nesse ano de 2013.

Segundo Diana Mendonça, Secretária Municipal da Cultura e Turismo “as reuniões setoriais servirão para aproximar o diálogo do poder público com o movimento artístico e cultural da cidade, foi um processo de troca de experiencias e sugestões, pretendemos dar continuidade a essas reuniões e atender os demais segmentos que ainda não foram contemplados mas em breve estaremos convidando novamente ao diálogo”disse.

Ficou de comum acordo o recebimento de propostas de projetos culturais a fim de serem realizados em parceria com o poder público, a próxima atividade será a reunião com o Comitê de Acompanhamento para implantação do Sistema Municipal de Cultura que será no próximo dia 11 de Abril as 15h na própia sede da secretaria na avenida Wilton Correia Lima S/N bairro Prado.