Brasil
Rio de Janeiro e São Paulo têm aumento de casos de covid-19, alerta boletim da Fiocruz
O aumento de casos de covid-19 no Rio de Janeiro e em São Paulo preocupa as autoridades de saúde. Esses estados têm registrado um crescimento na curva de novos casos semanais da doença, especialmente entre a população mais idosa. Isso significa que o vírus Sars-Cov-2 está circulando com maior intensidade e causando mais internações.
Essa é a conclusão do Boletim Infogripe, divulgado nessa quinta-feira (28) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O boletim analisa os dados da semana epidemiológica 38 (de 17 a 23 de setembro) e mostra que 44,2% dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no país foram provocados pela covid-19. Entre os óbitos, a covid-19 responde por 77,5%.
O coordenador do boletim, Marcelo Gomes, explica que esse cenário é restrito principalmente aos dois estados e que não há evidências de uma nova onda da doença no país. No entanto, ele alerta que é importante manter o reforço em relação à convocação da população para que esteja em dia com a vacina contra a doença.
Gomes destaca que a vacinação é a principal forma de prevenir as formas graves e as mortes por covid-19. Ele lembra que as vacinas disponíveis no Brasil são seguras e eficazes e que é necessário completar o esquema vacinal com as duas doses ou a dose única, conforme o caso. Ele também recomenda que as pessoas continuem seguindo as medidas de prevenção, como usar máscara, evitar aglomerações e higienizar as mãos.