Regional

Reinaugurado há um ano, Bondinho de Ubajara atrai para o Ceará visitantes de vários estados do Brasil e do mundo

Published

on

De fevereiro de 2022 até o momento, mais de 74 mil pessoas já visitaram o equipamento que foi transformado em um moderno e seguro teleférico

O aniversário da estudante gaúcha Ariely Oliveira, que completou 11 anos no dia 15 de fevereiro, foi um passeio no novo Bondinho do Parque Nacional de Ubajara (Parna Ubajara), na Serra da Ibiapaba. Mais que um presente, o passeio, cujo trajeto dura um pouco mais de três minutos, também foi um momento emocionante para os pais, Mauro Schmidt e Luiza Helena Oliveira, que moram em Santa Rita, no Rio Grande do Sul, mas sempre visitam o Ceará.

“É uma satisfação muito grande poder estar em Ubajara, nesse Ceará lindo, nesse encanto da natureza, que é essa Serra abençoada. Hoje podemos voltar ao Bondinho e sentir essa emoção com a natureza e nossa família”, diz Mauro Schmidt, alegre por também apresentar o Parque a Tenório, de onze meses.

O teleférico é uma atração para toda a família

Reinaugurado em 22 fevereiro de 2022, pelo Governo do Ceará, o histórico Bondinho agora integra uma estrutura moderna de teleférico formada por duas cabines, cada uma com capacidade para transportar até sete visitantes e um cabineiro. O percurso de ida e volta é de 550 metros no equipamento suspenso pelos cabos de aço que ligam a estação do Monte e a do Vale, onde fica a entrada da mais famosa gruta de Ubajara. O investimento na modernização foi de R$ 12,68 milhões.

Desde então, o teleférico está em operação assistida, funcionando gratuitamente, de quarta a domingo, das 9 às 16 horas, por ordem de chegada – das 15h às 16h é somente para subir quem desceu até às 15. A capacidade diária é de até 350 pessoas. De 2022 até o momento, o Bondinho recebeu mais de 74 mil visitantes, com dois mil apenas nos últimos quatro dias do Carnaval 2023.

 

EM ALTA

Sair da versão mobile