Noticias
Realeza Nordestina promove cultura e cidadania há mais de 16 anos no interior do Ceará
A Organização Social Realeza Nordestina, sediada no distrito rural de Santarém, no município de Orós (CE), desenvolve, há mais de 16 anos, ações voltadas à promoção da cultura, educação e cidadania na região Centro-Sul do estado.
Com atuação consolidada, a instituição se destaca como um importante vetor de inclusão social, oferecendo cursos livres gratuitos de violão e flauta doce, além de manter uma Escola de Teatro em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE).
A Escola de Teatro conta com corpo docente qualificado, formado por profissionais graduados, mestres e doutores, além de receber professores de diversas regiões do Brasil e de países da América do Sul, como Argentina e Colômbia. A formação é voltada para jovens e adultos, com duração de três anos.
Entre os destaques das ações formativas está o trabalho voluntário do professor Mateus Pequeno, natural da comunidade, que percorre semanalmente mais de 90 quilômetros para ministrar aulas de música, contribuindo diretamente para a formação cultural dos participantes.
“No meio da semana já tô ansioso por essa viajem, é terapêutico. Se um aprender, a missão é cumprida”, disse Matheus Pequeno.
Além das atividades educacionais, a Realeza Nordestina integra o projeto “Ceará Sem Fome”, do Governo do Estado do Ceará, beneficiando diariamente mais de 100 famílias com a oferta de refeições, além de promover ações formativas nas áreas de tecnologia, cultura e cidadania.
No campo cultural, a instituição realiza anualmente o festival “Mostra Meu Santarém”, que chega à sua 16ª edição, reunindo artistas locais e de diversas regiões do Ceará.
Para 2026, está prevista a construção do Teatro do Sertão, viabilizada por meio de emenda participativa do deputado federal Idilvan Alencar (PDT), em parceria com a Prefeitura Municipal de Orós.
Em tempo: O projeto da construção do teatro encontra-se em fase de reuniões para aprovação da planta e definição do início das obras, que serão realizadas em frente à Escola Municipal Manuel Moreira Pequeno, no distrito de Santarém.
Mais informações: @rnordestina
-
Iguatu4 semanas atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias3 semanas atrásPonte de mais de R$ 2,3 milhões desaba antes da inauguração em Nova Russas, no Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásMASTERBOI CONFIRMA INSTALAÇÃO EM IGUATU
-
Ceará4 semanas atrásCeará registrou chuvas em mais de 110 municípios no intervalo de 24 horas
-
Noticias4 semanas atrásEstudo alerta para risco de desaparecimento de espécie exclusiva do Cariri cearense
-
Noticias3 semanas atrásWhatsApp anuncia ferramenta de controle parental para contas de menores de 13 anos
-
Noticias3 semanas atrásCâmara aprova projeto que permite a mulheres portar spray de pimenta para defesa pessoal
-
Noticias3 semanas atrásFunceme emite alerta de chuvas intensas para 51 municípios do Ceará nesta quinta (12)

