Ceará
Qair Brasil investe R$ 50 milhões em usina de Hidrogênio Verde no Ceará
O grupo francês Qair International vai investir R$ 50 milhões em uma usina de Hidrogênio Verde (H2V) no Ceará, que deve começar a operar até novembro de 2024. O projeto é desenvolvido pela Qair Brasil, subsidiária nacional da empresa, e será instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A usina terá capacidade de gerar 5 megawatts (MW) de energia limpa.
A iniciativa faz parte de um plano de transição energética da Qair Brasil, que já possui um parque eólico e solar em Trairi, no Ceará, com capacidade de 429,4 MW. O diretor de operações da companhia, Gustavo Silva, explicou, em um evento na Capital, que o projeto do H2V tem três etapas: a primeira é o uso de dois geradores movidos a hidrogênio para fornecer energia para atividades diversas; a segunda é a realização de pesquisas sobre as tecnologias empregadas; e a terceira é a construção da usina no Cipp.
O Hidrogênio Verde é uma fonte de energia renovável que não emite gases poluentes. Ele é produzido a partir da eletrólise da água, usando energia elétrica gerada por fontes limpas, como a solar e a eólica. O hidrogênio pode ser usado para alimentar motores, geradores, veículos e até residências.
A Qair Brasil é uma empresa que atua no setor de energias renováveis há mais de 30 anos. Ela tem projetos em vários países, como França, Polônia, Portugal e Colômbia. No Brasil, ela pretende expandir sua atuação e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

