Ceará

Qair Brasil investe R$ 50 milhões em usina de Hidrogênio Verde no Ceará

Published

on

O grupo francês Qair International vai investir R$ 50 milhões em uma usina de Hidrogênio Verde (H2V) no Ceará, que deve começar a operar até novembro de 2024. O projeto é desenvolvido pela Qair Brasil, subsidiária nacional da empresa, e será instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A usina terá capacidade de gerar 5 megawatts (MW) de energia limpa.

A iniciativa faz parte de um plano de transição energética da Qair Brasil, que já possui um parque eólico e solar em Trairi, no Ceará, com capacidade de 429,4 MW. O diretor de operações da companhia, Gustavo Silva, explicou, em um evento na Capital, que o projeto do H2V tem três etapas: a primeira é o uso de dois geradores movidos a hidrogênio para fornecer energia para atividades diversas; a segunda é a realização de pesquisas sobre as tecnologias empregadas; e a terceira é a construção da usina no Cipp.

O Hidrogênio Verde é uma fonte de energia renovável que não emite gases poluentes. Ele é produzido a partir da eletrólise da água, usando energia elétrica gerada por fontes limpas, como a solar e a eólica. O hidrogênio pode ser usado para alimentar motores, geradores, veículos e até residências.

A Qair Brasil é uma empresa que atua no setor de energias renováveis há mais de 30 anos. Ela tem projetos em vários países, como França, Polônia, Portugal e Colômbia. No Brasil, ela pretende expandir sua atuação e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.

EM ALTA

Sair da versão mobile