Mundo
Empresa dos EUA testa vacina inovadora contra o HIV em humanos

Uma nova vacina contra o HIV está sendo testada em humanos pela empresa Vir Biotechnology, dos Estados Unidos. O objetivo é estimular o sistema imunológico a combater o vírus que causa a Aids, uma doença que infectou 1,5 milhões de pessoas e matou 650 mil em 2021, segundo a ONU.
A vacina, chamada de VIR-1388, usa um tipo de vírus chamado citomegalovírus humano (HCMV) para levar partes do HIV ao organismo. Assim, o corpo pode produzir células de defesa, chamadas de células T, que reconhecem e atacam o HIV. Essa estratégia é diferente das outras vacinas que já foram testadas.
O estudo conta com o apoio de instituições como o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID) e a Fundação Bill & Melinda Gates, que financiaram o desenvolvimento da vacina e de outras terapias para o HIV e outras doenças. A pesquisa será feita em vários países, dentro de uma rede de ensaios de vacinas contra o HIV.
A primeira fase do estudo vai avaliar se a vacina é segura e se provoca uma resposta imunológica. Para isso, 95 voluntários, entre 18 e 55 anos, serão divididos em quatro grupos: três receberão doses diferentes da vacina e um receberá placebo. Os resultados devem sair no segundo semestre de 2024. As informações são do Estadão.
-
Noticias2 semanas atrás
Homem é carregado em rede até a UPA após passar mal por falta de acesso em estrada esburacada no Ceará
-
Noticias2 semanas atrás
Mais de 800 gestores da educação no Ceará receberão gratificação mensal de R$ 2 mil
-
Noticias2 semanas atrás
“Porque eu posso”, diz Trump ao justificar tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
-
Noticias2 semanas atrás
Inscrições para o Fies 2025 começam nesta segunda-feira (14); confira quem pode participar e como se inscrever
-
Noticias2 semanas atrás
Ração contaminada provoca mortes de cavalos em haras pelo Brasil; entenda o que está por trás da tragédia
-
Noticias2 semanas atrás
AGU pede ao STF que Moraes restabeleça decreto do IOF por meio de liminar
-
Noticias2 semanas atrás
Filhotes de periquito cara-suja são reintroduzidos na natureza no Ceará após 114 anos de desaparecimento
-
Noticias2 semanas atrás
Crimes atribuídos a Bolsonaro podem resultar em condenação de até 43 anos de prisão