Iguatu
Projeto trabalha Educação Ambiental em escolas e comunidades próximas ao Rio Jaguaribe de Iguatu
Com objetivo desenvolver ações integradas de extensão rural no município de Iguatu de modo a contribuir para a valorização e conservação do trecho urbano do Rio Jaguaribe além de promover o envolvimento comunitário e o desenvolvimento de atitudes conservacionistas. Alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) percorrem na ultima quinta-feira, 29, todas as comunidades e escolas do entorno do rio a fim de contribuírem no ainda no incremento de uma educação ambiental.
O projeto de extensão da UECE\FECLI é denominado “Nas Trilhas Do Jaguaribe: Educação Ambiental e participação comunitária”. Em comunidades como Vila Neuma e Vila Moura os alunos juntamente com a Professora Mestra Liana Sena, percorreram as unidade de ensino que ficam próximas do Rio Jaguaribe para desenvolver atividades como educação ambiental, palestras, oficinas, concurso de desenhos, concurso de fotográfica e aplicação de questionários sobre a percepção dessas pessoas sobre leito.
A expectativa do projeto é criar formas de participação e envolvimento social dos participantes, com a oportunidade de uma aproximação maior com universidade. O público terá acesso às informações e atividades pensadas de forma contextualizada sobre a questão dos recursos hídricos no município, onde a comunidade escolar poderá vivenciar a elaboração de materiais didáticos alternativos e multidisciplinares. “O desenrolar de técnicas de pesquisa, ponderam principalmente o melhor conhecimento acerca da pauta ambiental, com a finalidade de despertar medidas e ações de conservação presentes e futuras carências externadas pela própria comunidade local” disse Juan Carlos aluno do sexto semestre do curso.
Georreferenciamento
Os alunos já realizaram dentro do projeto, em parceira com a ONG Faça Parte o trabalho de marcação de pontos de degradação através do Sistema de Posicionamento Global – GPS. Além da identificação dos pontos de degradação, quem participou do momento realizado no mês de junho pode apreender os mecanismos utilizados para realização do mapeamento. Cumprindo com o objetivo de trocar conhecimentos e reflexão sobre o cenário do rio.
No total, seis alunos participam do projeto iniciado no mês de março deste ano. O próximo passo da extensão será uma capacitação dos professores da rede publica e particular da cidade seja médio ou fundamental com objetivo de implantar na grade curriculares das unidades de ensino informações antes desconhecidas sobre o popularmente conhecido “Rio da Onça”. SESC, CEJA, Escola Andrade Monteiro e Perpetuo Socorro são as instituições parceiras ao “Nas Trilhas Do Jaguaribe”.
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

