Iguatu

Profissionais de Iguatu realizam manifestação pelo piso salarial da enfermagem

Published

on

Nessa terça-feira (14), enfermeiros e outros profissionais da saúde realizaram uma paralisação nacional da enfermagem em diversas cidades do estado do Ceará, incluindo Iguatu, onde o ato terminou no “balão do INSS”. A manifestação teve como objetivo protestar contra a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu o piso salarial da enfermagem em agosto de 2022.

A categoria busca a assinatura de uma Medida Provisória pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva que regulamente a fonte de custeio para que estados e municípios possam implementar o pagamento do piso salarial. Com a medida provisória, a liminar que suspende a validade da lei seria derrubada e a categoria receberia novos valores salariais.

No entanto, se a liminar permanecer em vigor, a enfermagem planeja aprovar uma greve por tempo indeterminado a partir do dia 10 de março, como forma de pressionar pela garantia do piso salarial. A manifestação teve como objetivo ainda chamar a atenção para a importância da enfermagem e da saúde em geral, e a luta pelos direitos trabalhistas da categoria.

EM ALTA

Sair da versão mobile